Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 6 de julho de 2020

A CÂMARA DO MEIO...

A CÂMARA DO MEIO...
(republicação)

Em 08/10/2015 o Respeitável Irmão Aristeu Pereira Borges, Loja Amor e Sacrifício, REAA, Grande Oriente do Paraná, COMAB, Oriente de Ribeirão do Pinhal, Estado do Paraná, solicita os esclarecimentos seguintes: 
apbadvocacia@hotmail.com

Em minha Loja nominada "Amor e Sacrifício", sediada nesta cidade, filiada ao GOP, nas Sessões da Câmara do Meio, seja Econômica ou Magna, o Ocidente fica separado do Oriente por cortina, inclusive não havendo cortinas nas paredes esquerda, fundos e direita do Oriente, conforme no restante da Loja (Ocidente), o que não vemos em outras Lojas visitadas, ou justificativa para tanto.

Assim sendo, na minha pequenez peço vênia para fazer a seguinte pergunta: Está correto ou não tal procedimento? Por quê?

Esclareço ainda, que ditas reuniões são realizadas em Loja normal do Rito: iniciam e terminam no Oriente (sendo o Ocidente em plano inferior e o Oriente em plano superior)...

CONSIDERAÇÕES:

Antes de tudo, certo ou errado, primeiro segue-se a decoração que provavelmente está indicada no ritual da vossa Obediência.

De modo tradicional a Câmara do Meio (Loja do Terceiro Grau) possui todas as suas quatro paredes que a circundam (exceto o Retábulo do Oriente) pintadas de preto e decoradas proporcionalmente com grupos de llágr∴ prateadas intercaladas por figuras, também prateadas, que representam ccrân∴ e ttíb∴ cruz∴ Essa decoração procura lembrar em tudo uma Câm∴ Mort∴

O Oriente continua elevado e separado pela balaustrada como nos outros dois Graus antecedentes.

Na Loja de Mestre não mais aparecem as Colunas Zodiacais e, embora alguns rituais até preconizem a pintura do teto em negro, na realidade isso não se faz necessário – permanece mesmo a abóbada decorada.

É oportuno salientar que o Retábulo do Oriente, título anteriormente aqui mencionado, é a parede situada imediatamente atrás do Venerável onde nela se fixam o Delta Radiante, o Sol e a Lua - esses símbolos impreterivelmente ficam sempre visíveis.

As toalhas e os forros da Loja de Mestre são de cor negra e os galões prateados.

Do zênite, sobre o centro do Ocidente onde se localiza simbolicamente o e∴ vai pendente um receptáculo que serve para acondicionar a L∴ in T∴

As demais particularidades não cabem e não carecem ser aqui mencionadas.

À bem da verdade a grande e imensa maioria das Lojas, até por motivos econômicos, usam para compor a Loja de Mestre o mesmo recinto que comporta as Lojas de Aprendiz e Companheiro, empregando, porém o artifício de adaptação, forrando as paredes com cortinas negras e decoradas para a ocasião.

Agora; dividir o Oriente com cortina separando-o do Ocidente - no simbolismo é prática equivocada.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.064 – Melbourne (Vic.) sexta-feira, 27 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário