Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2020

MESTRE DE CERIMÔNIAS

MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Em 04/11/2015 o Respeitável Irmão Antonio Cristóvão dos Santos, Loja Amparo da Virtude, 0276, REAA, GOPE/GOB, Oriente de Pesqueira, Estado de Pernambuco, apresenta a questão seguinte. toinpesque@yahoo.com.br

Muitas vezes trabalhando como Mestre de Cerimônias vou colher as assinaturas de alguns Irmãos. Pergunto: Devo obrigatoriamente ficar à Ordem enquanto o Irmão assina a presença? Agradeço sua valiosa orientação, pois muitos Irmãos estão com essa dúvida.

CONSIDERAÇÕES:

Atendendo a regra de que em Loja aberta o Obreiro estando em pé e parado deverá se posicionar à Ordem, ele então manterá o corpo ereto, pés unidos pelos calcanhares em esquadria compondo ao mesmo tempo o Sinal do Grau de trabalho da Loja com a(s) mão(s).

No caso do Mestre de Cerimônias em cumprimento precário desse ofício (de colher assinaturas), no tempo em que ele permanecer em pé e parado com as mãos livres, o mesmo se submeterá à regra. Isto é: ficará à Ordem enquanto se procede a assinatura.

Vale a pena mencionar um aspecto que talvez tenha passado despercebido. No Rito em questão existe o cargo de Chanceler que é o responsável pelo Livro de Presenças da Loja. É sabido que o Chanceler possui lugar fixo na Coluna do Sul. Assim, o correto seria que o Mestre de Cerimônias não colhesse assinatura, porém conduzisse até a mesa do Chanceler o Irmão que firmará o seu ne varietur. Nesse sentido para o bem da ritualística o Mestre de Cerimônias, indo à frente e portando o bastão conduzirá ao lugar devido (do Chanceler) àquele que aporá a assinatura. Por fim faz a condução do Obreiro novamente ao seu lugar.

Nesse caso, portando o bastão, o Mestre de Cerimônias não fará sinal algum quando parado, entretanto manterá ainda o corpo ereto com os pés em esquadria segurando na forma de costume (pelo lado direito do corpo) o bastão que ficará verticalmente apoiado no solo (não se faz Sinal com o objeto de trabalho).

Finalizando essa questão sabe-se que às vezes pela carência de Obreiros presentes na Loja o Mestre de Cerimônias se vê obrigado a preencher outros ofícios. Dentre esses, no caso da ausência do Chanceler, o Mestre de Cerimônias, agora sem portar o bastão, é ele que se desloca para colher a assinatura. Nesse caso ele permanecerá à Ordem enquanto é providenciada a assinatura.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.099 – Florianópolis (SC), sexta-feira, 1º de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário