Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2020

APRENDIZ USANDO A PALAVRA NA ORDEM DO DIA

Em 28.02.2020 o Respeitável Irmão Paulo Henrique, Loja Amor ao Próximo, 295, REAA, GOB-RJ, Oriente de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, solicita o seguinte esclarecimento.

APRENDIZ NA ORDEM DO DIA

Gostaria de saber se um Aprendiz pode ser agendado na Ordem do Dia?

CONSIDERAÇÕES:

Veja, no REAA o Aprendiz, dentro dos seus limites iniciáticos pode se utilizar da palavra. Reitero, somente sobre assuntos que lhe são permitidos, isto é, que não evolvam assuntos de graus superiores ao seu. 

Destaco, contudo, que a Ordem do Dia é período para discussão e votação, ou seja, assuntos que demandam de aprovação pela forma de costume. 

Assim, sob essa óptica, o envolvimento do Aprendiz deve ser mensurado quanto a sua possibilidade de manifestação.

Outro aspecto que envolve o Aprendiz Maçom é o seu aumento de salário, atendendo obviamente aos dispositivos regulamentares. Como esse procedimento, solicitado pelo Vigilante, envolve apresentação de trabalho do grau e questionário, o assunto, com anuência do Orador, deve ser levado à Ordem do Dia, pois haverá, conforme previsto no RGF, transformação de Loja e votação para concessão ou não do avanço na senda iniciática. Assim, essa é mais uma ocasião em que o Aprendiz acaba se manifestando.

Vale a pena mencionar que procedimentos regulamentares de aumento de salário ocorrem na Ordem do Dia e não no Tempo de Estudos.

Concluindo, há que se considerar que o silêncio do Aprendiz é iniciático, portanto, amparado por um simbolismo, e não uma regra que o faça literalmente se manter calado em Loja. Por óbvio, a sua manifestação deve se dar dentro dos limites que são permitidos àqueles que detém ainda apenas o 1º Grau.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário