Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2020

CIRCULAÇÃO

CIRCULAÇÃO
(republicação)

Em 07/10/2015 o Respeitável Irmão Rodrigo Dreher, Loja Sepé Tiaraju, nº 1.174, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita os esclarecimentos seguintes: rodrigodreher@me.com

No REAA, o Mestre de Cerimônias ao sair de seu lugar e ir ao Oriente necessita fazer toda a volta no Ocidente na circulação destrocêntrica ou pode entrar diretamente sem contornar o quadro do Grau?

CONSIDERAÇÕES:

Existem dois aspectos para serem considerados.

1 – Antes da abertura dos trabalhos – assim que o Venerável chegar ao Oriente e solicitar aos Irmãos que o ajudem abrir a Loja inicia-se o processo de circulação horária, cujo procedimento é mantido até o encerramento dos trabalhos – não confundir circulação com Sinal.

2 – Quando do ingresso dos Obreiros no Templo organizados pelo Mestre de Cerimônias antes dos procedimentos de abertura e em retirada após o encerramento dos trabalhos (Loja Fechada) não existe circulação.

CIRCULAÇÃO. Na verdade é o modo de se deslocar em Loja aberta. Assim no Ocidente, do Norte para o Sul, um obreiro em deslocamento cruza obrigatoriamente o equador (eixo) da Loja entre a retaguarda do Painel e o limite com o Oriente. Do Sul para o Norte ele cruza o eixo entre a porta de entrada e a frente do Painel da Loja.

Ainda, em Loja Aberta o Obreiro ingressa no Templo a partir do Átrio passando pela Coluna do Norte e dele sai pela Coluna do Sul.

No mesmo hemisfério (mesma Coluna) não existe circulação.

No Oriente não existe circulação, porém nele se ingressa obrigatoriamente a partir da Coluna do Norte e dele em retirada passa pela Coluna do Sul.

Em relação ao Mestre de Cerimônias e a vossa questão, ele faz a circulação, inclusive quando ingressar o Oriente, até mesmo em procedimento de abertura da Loja quando ele vai conduzir o Orador para a leitura do Livro da Lei – ele circula pelo Painel e não entra direto no Oriente.

O termo Loja Aberta significa aquela assim declarada pelo Venerável Mestre logo após a abertura do Livro da Lei. Já no que concerne o termo “em procedimento de abertura” implica no ato em que se está providenciando a abertura da Loja conforme o Ritual. Por fim, Loja Fechada significa que os trabalhos foram encerrados estando inclusive fechado o Livro da Lei – não confundir com fechar a porta do recinto.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.055 – Melbourne (Vic.) quarta-feira, 18 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário