Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de julho de 2020

CADEIA DE UNIÃO

CADEIA DE UNIÃO 
(republicação)

Em 26/10/2015 o Respeitável Irmão Sérgio P. Saraiva, sem declinar o nome da Loja, Obediência, Oriente e Estado da Federação, mencionando uma resposta dada, provavelmente sobre a Cadeia de União, formula o seguinte comentário e apresenta uma questão: 

Caro Irmão Pedro Juk, parabéns pelo seu comentário, porém em nossa Loja usa-se (SAÚDE, SABEDORIA E SEGURANÇA) ao término da Cadeia de União. O que o Irmão tem a dizer sobre essas palavras. Será que só se usa no REAA da GLESP, e no GOB não? 

COMENTÁRIOS:

Como eu tenho sempre comentado: não se trata de quem usa pronunciar uma tríade ao final da Cadeia de União. No que diz respeito ao Rito Escocês Antigo e Aceito a Cadeia de União somente é formada após o encerramento dos trabalhos da Loja e dela somente participam Irmãos do Quadro. 

No escocesismo a Cadeia somente é formada para a transmissão da Palavra Semestral e nada mais. Assim, em se tratando do Rito em questão, nela também não existem preces, evocações e outros artifícios do gênero assim como o a aclamação de tríades, sejam elas quais forem. 

Esses costumes, enxertados no REAA, são particularidades de outro Rito. Como por aqui ainda impera “o que se acha bonito”, ainda existem contradições inseridas em alguns rituais que misturam práticas e fazem do escocesismo uma sofisticada colcha de retalho – veja a origem dos rituais brasileiros a partir do Século XIX. 

Como não me foi informado o nome, o Rito e a Obediência da vossa Loja, caso ela não seja praticante do REAA, fica prejudicado qualquer comentário. 

É oportuno salientar, entretanto, que as minhas considerações se prendem à verdadeira tradição do Rito, embora eu saiba perfeitamente que por aqui existam ainda muitos rituais em vigência que exaram procedimentos a respeito até certo ponto equivocados. 

Quanto à tríade composta pelas palavras “Saúde, Sabedoria e Segurança”, se é que se pode comentar alguma coisa, o termo “Segurança” não me parece ser muito original na tradição maçônica, sobretudo em se tratando e uma aclamação por ocasião da Cadeia de União. 

Dando esses comentários por concluídos, um rito maçônico não é propriedade desta ou daquela Obediência. Infelizmente, o que verdadeiramente tem existido de há muito, são certos rituais descompromissados com a verdade história, isso além do péssimo costume que algumas Lojas têm de exacerbar equívocos como particularidade das suas próprias tradições – cada um quer fazer à sua maneira. 

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.092– Florianópolis(SC), sexta-feira, 24 de junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário