Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de julho de 2020

A LOJA DE ESCOTEIROS

A LOJA DE ESCOTEIROS DOS MESTRES DA MAÇONARIA DA MARCA Nº 1907

Sábado, 31 de outubro viu a consagração da Loja de Escoteiros dos Mestres Maçons da Marca nº 1907. Enquanto existem por volta de 40 Lojas de Maçonaria por toda a Inglaterra e Gales que tem alguma ligação com o Movimento de Escoteiros, esta é a primeira loja do tipo formada no interior da Maçonaria da Marca. O objetivo da nova Loja é conseguir uma via para que a Maçonaria da Marca possa apoiar de maneira efetiva o Escotismo.

A ideia de fundar a Loja foi colocada a Tony Harvey depois que ele ligou A Grande Caridade Fanco-maçônica com a Associação de Escoteiros, tendo como resultado a arrecadação de 500.000 libras pela A Grande Caridade para ajudar o desenvolvimento do Escotismo local para que ele possa reduzir a espera de 30.000 jovens que desejam participar.

Durante 20 anos Tony presidiu os encontros locais de Escotismo tanto no Condado como no Distrito e por mais de 25 anos ele foi membro de vários comitês e grupos nos quartéis generais do Escotismo nacional. Ele é um voluntário nacional sênior na Associação Nacional de Escotismo., e também a ligação da Associação das Lojas Congêneres com a Associação de Escoteiros e o autor de Escotismo e Franco-Maçonaria: Dois Movimentos Paralelos .

Na Maçonaria da Marca ele é o Grande Secretário Provincial da Província de Deryshire e foi instalado como o Primeiro Mestre da Loja.

Todas as províncias da Marca foram abordadas pela Loja e apoiaram essa fundação. Muitos ficaram felizes em tornar seus membros cônscios da fundação e como resultado os fundadores vieram de doze províncias bastante espalhadas. Embora baseada na província de Derbyshire, ela faz seus encontros por toda a constituição, colocando a Maçonaria da Marca local em contato com o Escotismo local.

Ela não busca candidatos, mas promoverá a aproximação de irmãos proeminentes com um papel nacional no Escotismo ou na Franco-Maçonaria. Em tais casos isso os encorajará a se unirem às lojas locais em suas províncias natais. Agora ela está entusiasmada para atrair novos membros que reconhecem os paralelos entre o Escotismo e a Franco-Maçonaria e que tem interesse em apoiar o Escotismo.

O Grande Mestre da Grande Loja dos Mestres Maçons da Marca, H.R.H.Prince Michael of Kent concedeu uma permissão para a Loja com o número 1907. Especialmente adequado, já que em1907, foi o ano em que Lt.Gen. Robert Powell montou seu campo experimental para vinte garotos na Ilha Brownsea em Dorset. Em seguida ao sucesso do campo ele publicou “Escotismo para Garotos” em seis partes quinzenais começando em janeiro de 1908. A publicação delas foi o catalizador para garotos se reunirem em Patrulhas e o Movimento de Escoteiros celebrou seu centenário com um encontro mundial de escoteiros em Essex. A Loja se encontrará três vezes ao ano no terceiro sábado em fevereiro, (Instalação), junho e setembro. O encontro de Instalação será em Derbyshire e os outros dois encontros (para os visitantes e membros que serão convidados a usar os uniformes de suas organizações juvenis) serão em outras províncias onde a Loja pode ver e apoiar o Escotismo local. Para esses encontros a loja convidará líderes do Escotismo local para falar a eles sobre o desenvolvimento local e necessidades, e da Maçonaria da Marca local para tentar conseguir seu apoio prático.

A loja fará seus dois primeiros encontros “fora” em Dorset, e na Ilha de Brownsea ou próximo a ela, em Essex, ou perto do Gilwell Park, o Centro Internacional de Treinamento em Escotismo e a casa espiritual do Escotismo de todo o mundo.

A Loja foi consagrada no Sábado, 31 de outubro de 2009 na Sede Maçônica em Derby, por Robert Poxon, Grande Mestre Provincial para a Província da Marca de Derbyshire, assistido por um time de consagração constituído pelos oficiais presentes da Grande Loja Provincial. O Oficial de Instalação foi Colin Cantrell. Por volta de 150 irmãos participaram da consagração para testemunhar a cerimônia magnífica conduzida de maneira esplêndida , incluindo uma oração muito pertinente feita por Arthur Youell, Grande Capelão Provincial.

A Loja já foi aceitada como membro da Associação de Lojas Congêneres (Kindred) (KLA), um corpo do qual participam as Lojas que tem um interesse em auxiliar o trabalho de jovens, e é a primeira Loja fora da Maçonaria a fazer isso. A KLA organiza encontros duas vezes ao ano, em diferentes partes do país, recebida por Lojas Locais.

Entre as “tradições” que a nova Loja consentiu em adotar foi o uso de uniforme em seus encontros fora, ou sem roupas de gala (mas não na instalação), o uso do Hino dos Escoteiros como a música de fechamento e o canto do primeiro e terceiro versos do Hino Nacional. Depois da consagração o menu baseado em comida de acampamento, embora de muito maior qualidade do que teríamos experimentado como escoteiros, pode ser até que o alimento se tornará uma tradição futura.

Texto de Wagner Veneziani Costa
Grão Mestre da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca

Fonte: https://www.deldebbio.com.br - 5 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário