Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de julho de 2020

ENTRADA DE AUTORIDADE

ENTRADA DE AUTORIDADE
(republicação)

Entrada de autoridade Em 29/10/2015 o Respeitável Irmão Alberto Coelho da Costa Sobrinho, Loja Liberdade e União, 1.158, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a questão seguinte: albertosobrinho@plansati.com.br

Mano Juk, mais uma vez volto a questionar sobre o constante aprendizado da Ritualística no REAA. Exposição: Quando da recepção do Soberano Grão Mestre em Loja, em sessão Magna, o mesmo é recebido pelo Venerável Mestre acompanhado de sua Comissão (Orador, Porta Bandeira, Porta Estandarte e Secretário), e uma comissão de 12 Mestres no Ocidente. O Mestre Cerimônias anuncia a presença do Soberano Grão-Mestre, adentra ao Templo, à frente do Soberano e aguarda a aproximação do Venerável Mestre. Pergunta: Qual o local correto para fazer a transmissão do Malhete ao Soberano? Certo de contar com a vossa costumeira atenção subscrevo-me.

CONSIDERAÇÕES:

Antes das considerações propriamente ditas, é bom lembrar que a comissão de doze Mestres mencionada na questão é aquela designada para formar a Abóbada de Aço ao longo das Colunas do Norte e do Sul. Diga-se de passagem, que essa comissão protocolar deveria ser sempre em número ímpar, porém, infelizmente no GOB, inventaram uma com número par. 

No tocante ao Venerável e os seus acompanhantes por ocasião do ingresso do Grão-Mestre, eles se deslocam pelo Ocidente até o local próximo à porta de entrada (dentro do Templo). Ali, o Venerável protocolarmente entrega o primeiro malhete ao Grão-Mestre. Ato seguido, com o Mestre de Cerimônias indo à frente, todos se deslocam para o Oriente. 

É oportuno salientar que esses deslocamentos obedecem à circulação levando-se sempre em conta de que a Loja está aberta.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.097 – Florianópolis (SC), quarta-feira, 29 de junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário