Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 19 de julho de 2020

AUGUSTOS MISTÉRIOS

AUGUSTOS MISTÉRIOS
(republicação)

Em 15/10/2015 o Respeitável Irmão Antônio Raia, Loja General Abreu e Lima, 2.884, GOB-PE, REAA, Oriente de Recife, Estado do Pernambuco, solicita a seguinte informação. 
antonio_raia@hotmail.com

Temos na Loja GENERAL ABREU E LIMA, no 2.884, no Oriente do Recife, Aprendizes com vontade de aprender e, sempre questionando o por quê? Em um momento de ensinamento estávamos explicações e o Irmão Aprendiz perguntou: Porque Augustos Mistérios? Respondi alguma coisa que sabia, procurei nos livros que tenho e muito pouco encontrei. Como não gosto de deixar dúvidas, resolvi procurar Irmãos sábios que tenham mais conhecimentos.

CONSIDERAÇÕES:

O termo qualificado como adjetivo exprime o que é “respeitável e venerando”. Inclusive em se tratando do título distintivo de uma Loja Maçônica parece haver redundância, já que “augusta” é um sinônimo de “respeitável”. Entretanto o termo também designa aquilo que é “elevado, sublime, magnífico e majestoso”, termos esses que se coadunam perfeitamente com a designação que antecede o nome da Loja ao lado da qualificação de respeitável. Nesse caso, augusta é o mesmo que sublime, magnífica, etc. Exemplo do que poderia ser: Magnífica e Respeitável Loja Simbólica...

No que concerne aos “augustos mistérios”, o adjetivo augusto sugere também o mesmo que sublime, elevado, respeitável, venerando, magnífico, majestoso, qualificações essas que devem estar de acordo com aquilo que constitui o texto onde o menciona no seu todo. Já o substantivo mistério, dentre outros e, em particular à Maçonaria, designa um conhecimento aprofundado da arte ou da ciência maçônica que é inacessível aos não iniciados. Assim, o adjetivo augusto dá qualidade ao substantivo mistério – “sublime ciência maçônica revelada apenas aos iniciados”.

Ainda um exemplo da aplicação do adjetivo augusto, veja na composição do Hino à Bandeira Nacional de autoria de Olavo Bilac: “Salve, lindo pendão da esperança. / Salve, símbolo augusto da paz!”.

Não confundi-lo com o substantivo masculino augusto que também designa o título dado aos imperadores romanos.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.088– São Paulo (SP), segunda-feira, 20 de junho de 2016

Um comentário: