Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de julho de 2020

ALFORRIA DE ESCRAVOS

ALFORRIA DE ESCRAVOS
Junior Hamilton - Facebook

Existe farta documentação atestando que a Primeira Loja Maçônica brasileira que pagou pela alforria de escravos com recursos próprios foi a "Benemérita Loja Perseverança" (Boletim do Grande Oriente do Brasil Outubro de 1919 pág 1078).

Em 18 de Novembro de 1867, por iniciativa do ex Ven∴ Bousquet a Loja “Perseverança” assinou uma resolução a favor das filhas de escravos, com menos de 4 anos, tornando-se neste momento a primeira instituição do Paraná a lutar oficialmente pela libertação dos escravos.

“Nos consta ser a primeira Loja Maçônica no Brasil, a fazer este ato oficial para libertação de escravos, 20 anos antes da "Lei Aurea", assinada pela Princesa Isabel*.
Posteriormente, em 07 de agosto de 1869, a Loja Peseverança III, de Sorocaba-SP, adotou atitude semelhante proposto por Ubaldino do Amaral”.



Ref: Sampaio Hamilton "Entre o Compasso e o Esquadro: Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná entre 1830 e 1930" pág 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário