ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO
(republicação)
O Respeitável Irmão Vagner Martins Pereira, membro da Loja Salomão, 0021, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação, em 03.06.2014 apresenta a questão seguinte: vagmpereira@gmail.com
Solicito instrução sobre a leitura da oração de encerramento dos trabalhos se a mesma é dita apenas pelo Venerável ou se é por todos os Irmãos, pois há muito tempo houve uma Instrução Ritualística no sentido de que apenas o Venerável era responsável pela mesma.
Não é uma oração, mas uma forma tradicional haurida dos canteiros medievais por influência da Igreja de agradecimento pelo objetivo alcançado no labor.
Essa postura simbólica é restrita no Canteiro (Loja) ao Venerável em ato que antecede o fechamento da Loja pelo Primeiro Vigilante.
Assim, não existe esse acompanhamento oral por todos. Essa é uma locução pronunciada apenas pelo Venerável, assim como que ao final do pronunciamento ninguém profere o “assim seja”, ou “amém”. Se essa prática fosse recomendada para todos, o ritual assim exararia o que não é o caso.
É sempre bom lembrar que os trabalhos maçônicos não podem ser comparados com ofícios religiosos.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.482 Florianópolis (SC) – domingo, 5 de outubro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário