Em 12/03/2019 o Respeitável Irmão Adriano Benício Valadares, Loja Renascença Amapaense, 06, Rito de York, Grande Loja do Amapá, Estado do Macapá, formula a questão seguinte:
A LENDA DE H∴A∴
Estou fazendo um trabalho sobre a lenda do 3º Grau - Lenda de H∴ A∴ e gostaria que Vossa Senhoria me auxilia-se a responder as seguintes questões:
A Lenda de H∴A∴ é uma ficção?
Em algumas o esq∴ no painel do 3º grau, aparecem 03 números 05, o que significam?
Também aparecem 03 letras J, o que significam?
CONSIDERAÇÕES:
De fato, por ser uma lenda ela não tem nenhum compromisso com a realidade histórica. Decalcada nos cultos solares da antiguidade, a Lenda Hirâmica seria adaptada na Moderna Maçonaria, sobretudo depois de ter se firmado o Terceiro Grau especulativo que nascera em 1725.
Muitos arremedos da Lenda já eram antes contados nos catecismos antigos, época em que a Maçonaria era constituída por duas classes de operários. Com atributo moral e sociológico a Lenda Hirâmica atualmente é a chave da Grande Iniciação que se encerra no Grau de Mestre.
É oportuno mencionar que essa exposição lendária é uma alegoria intimamente relacionada à vida e morte da Natureza. A lenda de Osíris, Ísis e Hórus é um bom exemplo comparativo para o caso e tem uma estrutura muito parecida com a Lenda de Hiran.
No tocante às Tábuas de Delinear do Craft, os números se referem individualmente aos t∴ m∴ CC∴ que buscaram por meios escusos obter a Pal∴ e causaram tão lamentável acontecimento (vede a sua obra!).
Na realidade esses m∴CC∴ significam, em primeira análise, o orgulho, a inveja e ambição, maus costumes que podem a qualquer momento golpear o homem. No intuito de que essa agressão não se repita novamente é que o maçom deve estar em constante vigilância (entre o Esq∴ e o Comp∴).
Aproveitando a oportunidade, se faz oportuno comentar que entre as vertentes, inglesa e francesa de Maçonaria, existem diferenças no conteúdo simbólico da Tábua de Delinear (titulo inglês) e Painel da Loja (título francês).
Especificamente no Terceiro Grau a diferença é grande. Embora o objetivo lendário seja o mesmo. Isso se deve principalmente à influência teísta (inglesa) e deísta (francesa).
Outros comentários não são possíveis por aqui, pois os puristas de plantão devem estar a postos para destilar a sua ira sobre aqueles que “revelam segredos”.
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário