ESTAIS SATISFEITO E PONTA DO COMPASSO
(republicação)
Em 26.11.2014 o Respeitável Irmão Nome: Gilberto Martins Rocha, Loja Fraternidade Carmelitana, 2185, REAA, GOB-MG, Oriente de Carmo do Rio Claro, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos no que segue:
gilberto@tatiearte.com.br
Estais Satisfeito E Ponta Do Compasso
Solicito a gentileza de esclarecer dois pontos:
1) Ritual de Aprendiz - paginas 97 e 99. No processo de Iniciação, após o Secretario informar que o Grande Oriente enviou o Placet de Iniciação do candidato, o Venerável Mestre consulta a assembleia sobre o consentimento para se proceder a Iniciação; Após o Orador fazer a leitura do testamento e do questionário, o Venerável Mestre pergunta apenas o Tesoureiro se o mesmo está satisfeito. Qual é o sentido, ou qual é a leitura que devemos fazer de se perguntar ao tesoureiro, e somente a ele, se o mesmo está satisfeito?
2) Ritual de Companheiro - pagina 35. Na abertura do Livro da Lei o ritual diz: coloca o Esquadro e o Compasso na posição do Grau - ponta direita do Compasso sobre o esquadro. A ponta direita do Compasso seria a que fica no lado Norte ou no lado Sul em relação ao Templo?
CONSIDERAÇÕES:
1 - A pergunta trata simbolicamente em dois aspectos.
O primeiro (prático e literal) é se o Tesoureiro está satisfeito no que tange ao recolhimento dos metais mencionados no Ritual no segundo parágrafo da página 96: “Com o Experto vem o Tesoureiro que, antes do candidato entrar na Câmara de Reflexão, receberá os metais referentes às taxas de iniciação, do que dará conhecimento à Loja (o grifo é meu)”. Assim, essa é uma das justificativas da pergunta do Venerável ao Tesoureiro (Estais satisfeito?) durante a cerimônia de Iniciação. Se o Oficial tiver cumprido a sua obrigação recolhendo do Candidato os metais devidos, ele então responde que sim.
O segundo aspecto já aborda alegoricamente as respostas do “testamento filosófico” preenchido na oportunidade pelo Candidato na Câmara de Reflexão e dado posteriormente conhecimento à Loja pelo Orador (página 98 do Ritual).
2 – O lado direito nesse caso se relaciona àquele que lê o Livro da Lei e posteriormente posiciona as outras Luzes Emblemáticas. Conforme o Ritual mencionado a ponta direita da haste do Compasso que fica sobre o ramo do Esquadro tem como referência o lado Sul daquele que do Ocidente vislumbra o Oriente (lado direito do Orador quando dispõe os instrumentos emblemáticos).
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.655- Florianópolis (SC) – sábado, 11 de abril de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário