TEMPO DE ESTUDOS
(republicação)
Em 07.11.2014 o Respeitável Irmão Ricardo Ferraz da Silveira, Loja Cavaleiros do Oriente, 1.406, GOB, REAA, Oriente de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, solicita o seguinte esclarecimento:
ricardofsconquista@hotmail.com
Tempo de Estudos:
Gostaria de saber do Mestre, se é possível que Irmãos fiquem entre Colunas para apresentar os seus trabalhos no tempo estudo? Se possível comente.
Não existe nenhuma norma que obrigue esse procedimento, assim ele também é possível, embora isso até seja uma perda de tempo, já que qualquer um pode apresentar a sua peça de arquitetura em pé, porém diante do seu lugar em Loja.
Caso seja costume da Loja que o apresentante para tal se poste entre Colunas, obrigatoriamente o Mestre de Cerimônias deverá para lá conduzir o protagonista. Encerrada a apresentação, retorna com ele para o seu lugar – o Mestre de Cerimônias conduzindo, irá sempre à frente.
É oportuno salientar que o termo “entre Colunas” se refere a estar entre as Colunas do Norte e do Sul e, no caso mencionado, no extremo do Ocidente, de frente para o Oriente, próximo à porta do Templo.
Em qualquer situação, entre Colunas ou do seu lugar em Loja, o Obreiro primeiro compõe o Sinal do Grau (à Ordem – em pé, corpo ereto, pés em esquadria), menciona as Luzes da Loja e os demais na forma de costume, desfaz o Sinal pela pena simbólica e segura o texto com as duas mãos para efetuar a apresentação.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.638 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 24 de março de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário