Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 23 de junho de 2020

SETENTRIÃO

SETENTRIÃO
(republicação)

Em 01/10/2015 o Respeitável Irmão José Ailton de Oliveira, Loja Sete de Setembro, nº 07, REAA, GLEAC, Oriente de Rio Branco, Estado do Acre, pede esclarecimento para o seguinte:
jose.ailton@torkms.com.br

Acompanho a vossa participação no JBNEWS e tenho aprendido muito, mas, desta vez, gostaria de contar com os valiosos conhecimentos do Irmão no sentido de esclarecer onde se localiza em Loja o setentrião, visto que, pude constatar que existem opiniões diversas a respeito do assunto em minha Loja.

CONSIDERAÇÕES:

Setentrião – substantivo masculino, originário do latim septentrione – as sete estrelas da constelação Ursa Menor, visível no hemisfério celestial Norte. É nesta constelação que se localiza a Estrela Polar, sobre o polo celeste Norte.

Assim o termo se refere ao polo Norte; é o mesmo que as regiões do Norte. Os antigos o definiam como vento do norte.

Na Loja maçônica, setentrião é o lado onde se localiza parede da Coluna do Norte, também conhecida como Topo da Coluna do Norte. Sua extensão (à direita de quem entra) vai do canto com a parede ocidental (próximo ao Primeiro Vigilante) até a grade do Oriente.

Junto ao Topo da Coluna do Norte (parede Norte) estão as primeiras seis Colunas Zodiacais que marcam as constelações do Zodíaco de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem. Contíguo à parede Norte, em toda a sua extensão, localizam-se os lugares destinados aos Aprendizes.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.043 – Melbourne (Vic.) sexta-feira, 6 de maio de 2016

3 comentários:

  1. Na Loja maçônica, setentrião é o lado onde se localiza parede da Coluna do Norte, também conhecida como Topo da Coluna do Norte. Sua extensão (à direita de quem entra) vai do canto com a parede ocidental (próximo ao Primeiro Vigilante) até a grade do Oriente
    obs;o cetentriao fica a esquerda de quem entra

    ResponderExcluir