Por Géplu
Após a foto da tumba de Jean Cosyn na Catedral de Saint-Michel-et-Gudule, em Bruxelas, publicada em 19 de fevereiro, que provocou um comentário bem documentado de Jean van Wyn, aqui está outra foto tirada em Bruxelas. É um medalhão de Hans Vredeman de Vries, arquiteto e urbanista do século XVI (+/- 1527 a +/- 1606).
Maurice nos enviou esta foto, com este comentário: Fotografei este medalhão no hall de entrada da antiga casa do Café Jacqmotte, na rue Haute, 139, em Bruxelas, que agora é o Espace Jacqmotte.
Se o compasso e o esquadro se referem provavelmente à profissão deste famoso arquitecto, não é impossível que a construção desta casa de especiarias e cafés fundada em 1828 permita imaginar uma referência maçônica dupla, operador e especulativo. O que você acha?
Talvez minhas falhas históricas me façam extrapolar uma pequena explicação, mas associar o nome desse arquiteto (Vredeman - homem da paz, caso contrário, homem calmo) às fundações da maçonaria é agradável para mim.
Se você também estiver perto de sua casa ou em uma viagem, você perceberá que um edifício é um objeto ou uma decoração maçônica ou alvenaria, não hesite em nos enviar fotos com algumas explicações.
Esses "depoimentos" são muito populares entre os leitores do Blog. (tradução livre)
Fonte: hiram.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário