TRÊS JANELAS DO PAINEL
(republicação)
Em 06.05.2014 o Respeitável Irmão Nilson Garcia, Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, por solicitação de um Irmão da Sereníssima Grande Loja, apresenta a questão abaixo:
nilson@higintel.com.br
Explicação sobre as três janelas constantes nos Painéis do Grau de Aprendiz e de Companheiro no REAA.
Mano Nilson. Vou reproduzir um trecho do livro de minha autoria – Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçom – Tomo I, cujo escrito acredito supre a questão, sendo porém importante salientar que esses apontamentos estão direcionados ao verdadeiro Painel da Loja no REAA que é de vertente francesa.
Saliento o exposto justamente para que não haja falsa interpretação, posto que geralmente as Grandes Lojas Estaduais brasileiras equivocadamente adotam dois painéis e determinam um deles como Painel Alegórico que na verdade este nada mais é do que um enxerto do Craft americano. Trocando em miúdos tradicionalmente só existe um Painel para a Loja de acordo com o respectivo Grau. Assim seguem as considerações sobre o Painel de origem francesa no Grau de Aprendiz - REAA∴.
AS TRÊS JANELAS – Localizadas no Painel da Loja de Aprendiz, uma na porção Oriental, uma ao Sul, ou Meio-Dia e outra no na porção Ocidental, suas posições apontam à marcha aparente do Sol tomada sob o ponto de vista do globo terrestre no Hemisfério Norte. O Sol nasce no Oriente, projeta-se a pino ao Meio-Dia e tem o seu ocaso no Ocidente.
Não existe janela no quadrante Norte do Painel com a intenção de indicar a parte menos atingida pela luz tomando-se à posição do hemisfério Norte terrestre onde nasceu a Maçonaria. Relacionando-se ao lugar dos Aprendizes na Loja, indica que estes, caminhando em busca da Luz, partem pela Coluna do Norte para cumprir o objetivo proposto pela escalada iniciática.
A marcha da Luz, aspecto dos mais importantes contidos na doutrina maçônica e em especial no Rito Escocês Antigo e Aceito, adverte que é completamente errada a tentativa de inversão do lugar dos Aprendizes sob a temerária alegação de que no hemisfério Sul as posições se invertem. Esta assertiva estaria geograficamente correta se a Maçonaria formasse maçons na cadeira de geografia, contudo, a alegoria está direcionada para a prática da Maçonaria Simbólica, cuja importância está verdadeiramente na lição de moral e no exemplo da transformação.
É sempre bom lembrar que em termos práticos, a esmagadora maioria dos Templos Maçônicos não obedece literalmente sua implantação quanto à orientação geográfica da terra (oriente – ocidente), porém, existe uma orientação simbólica. Assim, não há qualquer necessidade das teorias inventivas de inversões tão apregoadas por alguns que tentam justificar o imaginário no lugar da razão. Simbolicamente, em Maçonaria, a alegoria da marcha da Luz está referendada a situação do hemisfério Norte, e nada mais.
Partindo do Oriente, a marcha aparente do Sol indica também a posição das Três Luzes da Loja - Venerável, Primeiro e Segundo Vigilantes. A Janela Oriental simboliza aquele que abre a Loja e a dirige com as Luzes da Sabedoria; a Meridional, ou Sul simboliza aquele que do meridiano observa a passagem do Sol para indicar à hora propícia da abertura dos trabalhos, fiscaliza os obreiros, manda-os para a recreação e os chama de volta às obrigações. Por fim, a Janela Ocidental representa o Primeiro Vigilante que no ocaso do Sol encerra os trabalhos, paga aos Obreiros os seus justos salários e os despede contentes e satisfeitos.
O simbolismo das Janelas alude ainda à Sinceridade, a Coragem e a Perseverança como tríade importante na edificação da Obra. A Sinceridade dos propósitos do maçom o induz a enfrentar com Coragem os embates e as dificuldades encontradas no caminho do aperfeiçoamento. A constância e a Perseverança o farão alcançar a almejada Luz - mesmo quando a meia-noite imperar em sua repleta e total escuridão, certo também é que quanto mais escura é a madrugada, mais próximo está o raiar de um novo dia (Fé e Esperança).
A marcha do Sol representada no Painel pelas três Janelas, também indica a condensação do ideal maçônico conhecido como a Obra da Luz, cuja busca do Iniciado está reproduzida nas três portas pelas quais ele pediu passagem durante a iniciação. Os atributos dele exigidos demandam de Sinceridade, de Coragem e de Perseverança.
Melhores esclarecimentos estou ao inteiro dispor.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.425 Florianópolis(SC) sábado, 9 de agosto de 2014.
Irmão Pedro, boa tarde, Sou da Loja União, Luz e Caridade do GORGS, REAA Oriente de Bento Gonçalves/RS.
ResponderExcluirVou instalar as 3 janelas simbólicas, agora no nosso recesso, minha duvida seria a posição correta delas.
No Oriente, o Sólio esta colado a parede Leste, colocaria a 1ª janela a Esquerda do Solio, no alto da parede.
A 2ªJanela simbolica deveria ser colocada na parede atras do 1º Vigilante, parede Oeste?
E a 3ª ao meio dia, aonde nossa Loja tem o local do 2º vig, em suas costas, ao Sul.
Minha duvida é a 2ª Janela, pois estando atras do 1º vig., ela esta na parede Oeste ( onde deve ficar, mas esta tbm no lado Norte ) esta correta essa posição?
Ou coloco a mesma atras do Mestre de Harmonia, estando ele no lado Sul e no Oeste. Obrigado de antemão aos seus ensinamentos.
Andre Sain - 1º Vigilante/ ULC
Caro André: Dirija-se diretamente ao Ir∴ Pedro. Verifique os endereços no topo da página.
ExcluirAs Janelas estão representadas no Painel do Grau de Aprendiz. Não há motivo para tê-las nas paredes do Templo. Vide a planta do Templo que está no Ritual. Não há nenhuma menção a qualquer janela. TFA!
ExcluirNão
Excluir