O primeiro à direita é Simão, que corresponderia a Áries (signo de elemento fogo, associado à ação e á iniciativa) Com as mãos estendidas, ele indica a direção a tomar. Na anatomia astrológica, Áries rege a cabeça, e é evidente como a testa de Simão está realçada na pintura de Leonardo.
A seu lado direito, Judas Tadeu, representando Touro (signo de elemento terra, associado à receptividade e ao acúmulo) Seu semblante é sereno, o que indica que está “digerindo” lentamente o que ouve. Suas mãos estão posicionadas como se ele estivesse recebendo algo, o que indicaria a natureza possessiva de Touro. No corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado no quadro
Ao lado de Tadeu, vemos Mateus, correspondendo a Gêmeos (signo de elemento ar, associado à duplicidade e à comunicação e à interação com as pessoas) As mãos de Mateus apontam para um lado e o seu rosto está voltado para o outro, indicando a dualidade e a natureza inquieta do geminiano. Lembrando que Mateus era escriba (escreveu um dos evangelhos aceitos como verdadeiros pela Igreja Católica) e que Gêmeos rege a casa III, associada ao intelecto e à comunicação em geral.
Em seguida, vemos Filipe, que representaria Câncer (signo de elemento água, associado ao sentimento e à emotividade) Ele está inclinado, sua postura é receptiva e suas mãos voltadas para o peito, como se estivesse acolhendo algo ou alguém.
Ao lado de Filipe, vemos Tiago Menor, que representaria Leão (signo de elemento fogo, associado à consciência e à autoconfiança) Sua postura é imponente e ele está de braços abertos, como se quisesse chamar a atenção para si, mas revelando nesse gesto sua natureza amorosa e magnânima (lembrando que Leão rege o coração e o chacra cardíaco).
Quase oculto atrás de Tiago Menor, vemos Tomé (que representaria Virgem, signo de elemento Terra, de natureza crítica associado à lógica formal) Ele é representado em uma posição discreta, compatível com a imagem virginiana, e com o dedo em riste, como se questionasse Jesus. Basta lembrar que a Tomé é atribuída a famosa frase “ver para crer”.
.Ao lado de Jesus, representado no centro do quadro, está João Evangelista, que representaria Libra (signo de elemento ar, associado à diplomacia e ao equilíbrio dos opostos) Suas mãos estão entrelaçadas sobre a mesa e sua postura é serena, como se ouvisse o que lhe é dito e ponderasse com calma antes de qualquer julgamento. Há quem acredtie que, em vez de João, Leonardo teria retratado Maria Madalena. E há também quem acredite que Maria seria esposa de Jesus, o que seria compatível com o signo de Libra que rege a casa 7, associada à união dos opostos e, por extensão, ao casamento.
Ao lado dela, temos Judas Iscariotes, que representaria Escorpião Judas está quase de costas, quase não podemos ver seu rosto e, aparentemente, ele está segurando um saco de moedas. Lembrando que Judas se suicidou e que Escorpião é um signo Fixo, de elemento Água, associado ao que está oculto e à traição, e que é original da casa 8, associada o dinheiro e às posses dos outros e também à morte.
Em seguida, vemos Pedro, representando Sagitário (signo de elemento fogo, associado às leis, à religiosidade aplicada, à ética e à filosofia. Leonardo o retratou entre Maria e Judas, apontando para Jesus, como se estivesse mostrando qual era o caminho a ser seguido. Lembrando que foi Pedro quem estabeleceu as bases do cristianismo.
Ao lado de Pedro, vemos André, que representaria Capricórnio (signo de elemento terra, associado à sabedoria adquiria com o tempo, à responsabilidade e às obrigações) Ele é retratado com as mãos levantadas, num gesto que pode ser interpretado como um sinal de negação ou recusa, como alguém que estabelecesse limites. Seu semblante é sério, sua barba e seus cabelos são brancos, o que é compatível com a imagem de capricórnio. Basta lembrar que o velho sábio é um dos símbolos associados a este signo.
Ao lado de Pedro, vemos Tiago Maior, que representaria Aquário (signo de elemento ar, associado aos grupos e aos amigos com idéias em comum) Ele é retratado com uma das mãos nos ombros de Pedro, num gesto amigável, de alguém que se sente íntimo e confia nos outros. Com a outra mão, ele faz um gesto abrangente, como se quisesse tocar o ombro de André, mas que também se estende aos demais, como se quisesse abranger todo o grupo liderado por Jesus.
Finalmente, à esquerda, vemos Bartolomeu, que representaria Peixes (signo de elemento água, associado à imaginação, à sensibilidade, à compaixão e à espiritualidade) Ele é retratado como se estivesse observando tudo, devotado ao mestre, mas um tanto absorto, com as mãos apoiadas, sem esboçar um gesto ou uma ação definida, o que é compatível com a imagem de Peixes. Note-se também que seus pés estão em destaque na pintura, e que Peixes rege os pés na anatomia astrológica.
Fonte: https://www.facebook.com/otemploeomacom
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