Em 17/02/2020 consulta que faz o Respeitável Irmão Tacachi Iquejiri, Loja Luz de Outubro, 2.081, REAA, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul.
ORDEM DO DIA – PALAVRA NAS COLUNAS.
Tendo surgido dúvida quanto à circulação da palavra na Ordem do Dia, no REAA, no momento da discussão e pelo que consta do ritual de aprendiz, página 61, onde se lê: "O Ven∴ Mestre o põe em debate e depois em votação, passando-se aos demais. O Or∴, qualquer que seja o assunto debatido, dá as suas conclusões, antes da votação.". Não determina se a palavra será concedida pelos Vigilantes ou se o uso é livre. Eis a dúvida.
CONSIDERAÇÕES:
Isso já está subentendido, pois o Venerável Mestre ao pôr um assunto em debate, consuetudinariamente ele o faz de modo que se siga o giro da palavra, ou seja, Sul, Norte e Oriente.
Assim ele, ao coloca-la no Ocidente (a palavra), a mesma parte da Coluna do Sul. Desse modo, obviamente que é o Vigilante da respectiva Coluna quem autoriza o uso da mesma na sua Coluna. Note que o anúncio pertinente ao período da Ordem do Dia fora feito pelo Venerável, seguido dos respectivos Vigilantes.
Nesse sentido, a praxe no REAA é de que a cada assunto posto em debate o Venerável anuncia à Loja que o mesmo está para discussão e consideração a partir da Coluna do Sul, por conseguinte, o Vigilante respectivo informa que a palavra está no Sul. Reinando nela silêncio, o 2º Vigilante imediatamente assim anuncia ao 1º Vigilante até que por fim o assunto antes da votação em debate chegue novamente ao Venerável para discussão no Oriente.
Reitero que todo esse procedimento tem sido seguido no Rito de há muito sendo tradicional e costumeiro, de tal modo a não precisar estar esmiuçado no Ritual. Giro da palavra a partir do Sul e o ato de pedir a palavra ao respectivo Vigilante nas Colunas é procedimento consagrado como uso na Maçonaria. Acredito que isso não precise estar escrito.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 03/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário