SUBSTITUTO DO VENERÁVEL
(republicação)
Em 02/10/2015 o Respeitável Irmão Emilson Alano e Carvalho, Loja Energia e Luz, 3.130, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, solicita esclarecimentos para o seguinte: Emilson.Carvalho@unisul.br
Várias vezes eu já me recorri as tuas orientações e, faço novamente ficando grato se puder me orientar. Irmão, minha Loja funciona o REAA, pergunto-lhe: na hipótese do Venerável Mestre eleito, empossado e instalado não puder comparecer a uma determinada sessão ordinária: 1) Quem deve assumir o cargo na sessão? 2) Que paramentos deverá utilizar? 3) Por exemplo, se a resposta “1” for o 1º Vigilante usará o colar e punho de VM? 4) Tens alguma outra orientação sobre o tema?
CONSIDERAÇÕES:
1. Em sendo uma Sessão Ordinária, assume precariamente o cargo o Primeiro Vigilante (seja ele Mestre Instalado ou não), todavia se a necessidade ocorrer por ocasião de uma Sessão Magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação, segundo a legislação do GOB, assume um Ex-Venerável, preferencialmente o mais recente. O motivo para tal se prende ao fato de que na consagração (sagração) o uso restrito da Espada Flamejante é restrito do Mestre Instalado.
2. Se for o caso do Primeiro Vigilante ele usa os seus próprios paramentos. Em sendo um Mestre Instalado ele pode usar também os punhos e a joia distintiva do Venerável Mestre.
3. A resposta anterior já responde essa questão.
4. A despeito de que tradicionalmente o substituto imediato do Venerável Mestre sempre foi o Primeiro Vigilante. Outras orientações a respeito são as prescritas nas respostas nº 1 e nº 2. No caso do GOB, em se tratando da substituição do Venerável, veja as atribuições dos Vigilantes e do Mestre Instalado no Regulamento Geral da Federação, desde que o mesmo esteja o atualizado.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.022 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 15 de abril de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário