AS COLUNAS ZODIACAIS
Compilado por Dermivaldo Collinetti
Introdução
Nossos antepassados, ao observarem o céu e o movimento das estrelas e astros, em seu cotidiano, começaram a perceber a relação dos mesmos com a época do ano.
Com a observação cotidiana dos astros, os antigos começaram a dar nomes de animais do seu dia a dia, neste grupo de estrelas, dai surgindo os doze signos dos zodíacos. Desse estudo, surgiu a astrologia, A astrologia vem do grego antigo astron, “astros”, “estrelas”, “corpos celestes”, e logos, “palavra”, “estudo”, sendo que da astrologia surgiu a astronomia.
Na história humana existem diversos povos que desenvolveram essa técnica de se observar o firmamento. Mas foram os sumérios, na realidade o primeiro povo que a sintetizou, sendo que eles deixaram a nós, o legado da astrologia, e posteriormente a astronomia.
O termo Zodíaco vem do grego antigo, zódia, daí zodiakos – “círculo de animais” – que nada mais é que uma faixa celeste imaginária, que se estende entre 8 a 9 graus de cada lado da eclíptica e que com essa coincide. A eclíptica, é o caminho aparente que o Sol, do ponto de vista da Terra, percorre anualmente no céu. Essa faixa foi dividida em 12 casas de 30 graus cada uma, chamadas de constelações (do latim “conjunto estelar”).
As colunas
As colunas zodiacais representadas em nosso Templo, são colunas da ordem Jônica, tendo no seu capitel os Pantáculos, que segundo o ocultismo, são fontes inesgotáveis de energias e forças que encerram incalculáveis poderes dentro de si, e que é a representação de cada signo com o planeta e o elemento da natureza que o caracteriza. Essas colunas são colocadas no Ocidente, sendo seis ao Norte e seis ao Sul.
Elas servem como símbolos do caminho do Maçom que está evoluindo, sendo sinal de crescimento, moral, material e espiritual.
Em nossa Ordem, os ritos maçônicos usam os signos, sinais do zodíaco, em sentido simbólico, não no sentido de horóscopo especificamente, como o do nascimento de uma pessoa, seus projetos etc. Em nosso rito o REAA, ele tem por finalidade educar e instruir o Maçom, a semelhança de outros símbolos e ferramentas estudadas.
As colunas são postadas junto às paredes, e com já dissemos, são seis ao Norte e seis ao Sul. A sequência das colunas é o seguinte: de Áries a Peixes, iniciando-se com Áries ao norte próxima à parte Ocidental, e terminando com Peixes ao Sul também próxima à parte Ocidental.
Esses signos são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança ou Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio Aquário e Peixes. As colunas começam com o signo de Aries, pois é em março que inicia-se o “ano astrológico”, tendo relação com o Equinócio de Primavera no hemisfério norte (de outono em no nosso hemisfério sul), que acontece por entre os dias 20 e 21 de março, período esse que marca o nascimento de um novo ciclo. É quando o Sol ingressa e passa pelo 0º de Áries, ou seja, o ponto vernal. O ponto vernal é quando o Sol, passando pela eclíptica, cruza o equador celeste próximo aos dias 20 ou 21 de março determinando o início da primavera para o hemisfério norte e o de outono para o hemisfério sul. Apesar de localizar-se hoje, devido à precessão dos equinócios, na constelação de peixes. Tal precessão, ocorre a cada 25.770 anos. Ele é chamado de Grande Dia. Devido a esse fenômeno, ocorrerá com o tempo, a antecipação dos equinócios, com a mudança na posição dos astros.
Pois bem, existe um correlação na coluna zodiacal relacionado aos Graus simbólicos. Ao Grau de Companheiro corresponde Libra ou Balança; e os ao Grau de Mestre Maçom são os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. |Os demais são relacionados aos Aprendizes – Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem
Vejamos suscintamente a representatividade de cada um, sendo que eles também estão relacionados aos doze filhos de Jacó que deram origem às doze tribos de Israel, bem como aos doze apóstolos de Jesus.
A sequência completa das colunas são as seguintes: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, ao lado Norte, no sentido do Ocidente – Oriente, e Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes ao Sul, no sentido Oriente- Ocidente.
Coluna nº 1: Áries, coluna do Norte, corresponde à cabeça e ao cérebro do homem Planeta Marte e ao elemento Fogo. É o início de tudo. Da busca espiritual.
Coluna nº 2: Touro, a coluna do Norte, corresponde ao pescoço e à garganta. -Planeta Vênus e o elemento Terra. Símbolo da vida na matéria
Coluna nº 3: Gêmeos, coluna do Norte, correspondendo aos braços e às mãos, Planeta Mercúrio e ao elemento Ar. A representação mais comum é a de dois homens abraçados, que indica a elevação espiritual.
Coluna nº 4: Câncer (ou Caranguejo) coluna do Norte, corresponde aos órgãos vitais respiratórios e digestivos. Corresponde à Lua, ao elemento Água. Nas igrejas católicas esta sempre próximo a pia de batismo, como a indicar a religação com a vida espiritual.
Coluna nº 5: Leão, coluna do Norte, corresponde ao coração, centro vital da vida física. Corresponde ao Sol e ao elemento Fogo. Indica a persistência que devemos ter, a força para prosseguirmos em nossa elevação espiritual.
Coluna nº 6: Virgem, coluna do Norte; corresponde ao complexo solar que assimila e distribui as funções no organismo. Como faculdade intelectual exprime a realização das esperanças. Planeta Mercúrio e ao elemento Terra.
Coluna nº 7: Libra (Balança), Coluna do Sul – Simboliza o equilíbrio entre as forças construtivas e destrutivas. – Planeta Vênus e ao elemento Ar.
Coluna nº 8: Escorpião, Coluna do Sul, Planeta Marte. Elemento Água. . Representa as emoções e sentimentos tanto negativos como positivos, como rancor, obstinação.
Coluna nº 9: Sagitário, Coluna do Sul. Caracterizada por Júpiter e pelo elemento Fogo. Representa a mente aberta e o julgamento crítico.
Coluna nº 10: Capricórnio, Coluna do Sul – Planeta Saturno. Elemento Terra. Simboliza a determinação e a perseverança.
Coluna nº 11: Aquário, Coluna do Sul – Planeta Saturno – Elemento Ar. Representa o sentimento humanitário e prestativo.
Coluna nº 12: Peixes, Coluna do Sul, Planeta Júpiter. Elemento Água. Simboliza o desprendimento das coisas materiais.
Conclusão
Podemos concluir que as colunas foram introduzidas em nossa Ordem, para indicar o caminho de evolução do maçon. Cada coluna zodiacal, representa uma etapa na em nossa evolução, demarcando nossa caminhada espiritual. Alguns autores, dizem que as colunas não são da maçonaria, e que foram introduzidas posteriormente no REAA, ficando tal debate para uma próxima oportunidade.
Referências bibliográficas
José Castellani – Astrologia e Maçonaria – 3ª Edição Revisada.
Xavier Musquera – As Chaves e a Simbologia na Maçonaria.
CAMINO, Rizzardo da, Dicionário Maçônico, ISBN 85-7374-251-8, primeira edição, Madras Editora Ltda., 414 páginas, São Paulo, 2001.
Fonte: https://opontodentrocirculo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário