Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 27 de abril de 2022

VIGILANTES FALAM EM PÉ OU SENTADOS?

Em 30.09.2021 o Respeitável Irmão Victor Hugo P. de Oliveira, Loja Verdade, União e Vitória, 2.122, REAA, GOB-MG, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

EM PÉ OU SENTADO?

Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo nobre trabalho prestado à Ordem. Sempre acompanho o seu blog, pois as suas respostas às dúvidas submetidas à vossa análise, são sempre muito esclarecedoras e enriquecedoras.
Tomei a liberdade de lhe enviar esse e-mail, com um pedido de esclarecimento à uma questão surgida durante nossos trabalhos.

Pois bem. A dúvida é a seguinte:

Os Vigilantes possuem a prerrogativa de se manifestarem/falarem para os obreiros em loja, especialmente no momento da palavra a bem da ordem e do quadro em particular ou mesmo nas demais deliberações travadas durante a sessão, sentados em suas cátedras, ou devem se levantar e ficar de pé com o sinal de ordem em tais momentos?

CONSIDERAÇÕES:

Os Vigilantes, por constituírem, junto com Venerável Mestre as Luzes da Loja, são os únicos que têm prerrogativa de falar sentado no Ocidente, salvo nas oportunidades em que o ritual preconizar o contrário.

Entretanto, se por deferência um Vigilante resolver falar em pé em Loja aberta, ele então deixa o seu malhete sobre a cátedra e se coloca à Ordem, isto é, fazendo o Sinal normalmente com a mão, ou mãos conforme o caso e na forma de costume.

Mesmo quando o ritual determinar que os Vigilantes fiquem em pé e a Loja estiver aberta, eles ficam à Ordem compondo o Sinal normalmente com a mão, ou mãos se for o caso. Essa regra se aplica também ao Venerável Mestre.

O SOR - Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA, Decreto 1784/2019 orienta para um único caso em que o 1º Vigilante se coloca em pé com o malhete pousado no lado esquerdo do seu peito (isso não é Sinal). Esse fato ocorre quando o 1º Vigilante, em Loja do 1º Grau do REAA, cumpre a sua segunda obrigação de ofício, ou seja, verificar se todos os presentes no Ocidente são maçons.

No caso acima ele se coloca em pé empunhando o seu malhete a rigor para que hipoteticamente não seja revelado aos examinados o Sinal que é o objeto do exame. Nesse caso ele, o 1º Vigilante, se mantém empunhando o malhete a rigor. Vale mencionar que o 2º Vigilante, nessa oportunidade, também deixa o seu malhete e se coloca à Ordem como os demais examinados. No Oriente todos permanecem sentados porque ali não se processa o telhamento.

Vale também lembrar que o Tesoureiro e o Chanceler em Loja aberta falam em pé, portanto à Ordem. Alguns confundem procedimentos porque esses oficiais, que equivocadamente o GOB os trata por Dignidades, ocupam cátedras, todavia isso nada tem a ver com o falar em pé ou sentado.

Concluindo, reitera-se que no Ocidente da Loja os únicos que têm o direito de falar sentados são apenas os Vigilantes. Corretamente, o Tesoureiro e o Chanceler fazem parte dos cargos eletivos e não das Dignidades. Originalmente no REAA as Dignidades de uma Loja são cinco, ou seja, as três Luzes da Loja mais o Orador e o Secretário.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Boa Tarde. Sou do GORGS/COMAB. Quando a palavra esta na coluna, e um Vigilante quer fazer uso dela, solicita a pé e a ordem, ou pode fazer sentado?

    ResponderExcluir