CAPACIDADE MAÇÔNICA
1º - A necessidade em que alguém se encontra, quando se dedica ao estudo de uma ciência, de se tornar competente nas instruções elementares antes de poder esperar alcançar e compreender os seus ramos mais elevados, é tão evidente de per si que dispensa argumentos.
2º - Mas como a Maçonaria especulativa é uma ciência, é igualmente necessário que para a admissão a um grau superior exista também a indispensável condição de adequada capacidade no grau anterior.
3º - É bem verdade que não encontramos, em palavras expressas nas Antigas Constituições, qualquer regulamento exigindo capacidade como preliminar para a promoção, mas todo o seu espírito é evidente em tal sentido.
4º - A moderna constituição da GLU de Inglaterra estabelece que nenhuma Loja poderá conferir um grau superior a um irmão até que ele tenha passado por um exame em Loja aberta, no grau anterior, e muitas Grandes Lojas adotaram uma regulamentação semelhante.
5º - O ritual de todos os graus simbólicos, e, naturalmente, dos Altos Graus, e também de todos os Ritos, faz a imperativa pergunta se o candidato tem capacidade conveniente no grau anterior, sendo exigida resposta afirmativa antes de se proceder aos ritos de iniciação.
Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário