Ir∴ Osvaldo Novaes
ARLM Fraternidade Sergipense nº 11
NA MAÇONARIA, consideramos São João Batista (ou o Batista) como nosso patrono, e mesmo considerando São João Evangelista como também nosso padroeiro, não o invocamos regularmente, vez por outra é apenas referido. No caso de João Batista, escrevemos um artigo para o Jornal da Cidade, de Sergipe, com as informações pertinentes à sua ligação com a Maçonaria. Se for o caso, nosso site poderá publicar o artigo na íntegra, conforme o espaço disponível, podendo ser em duas vezes.
ENCONTRAMOS rituais (1998, 2007, 2012), da GLMESE onde é referido o nome de São João como “Padroeiro” e não como “Patrono” da Maçonaria. Mas, se usasse qualquer das palavras, nada se alteraria, pois no fundo significam a mesma coisa: Defensor, Protetor. O problema talvez resida naquilo que os Espíritos guias de Allan Kardec disseram: “Procurem entender-se com sua linguagem. Por que não tem uma palavra apenas para cada coisa?”, e assim a comunicação entre as pessoas fosse melhor assimilada. Veja um exemplo: matéria na escola é uma disciplina; em física, química, aquilo que constitui uma coisa; na palestra, é um tema a discutir; no jornal, tema de reportagem ou notícia. Pode?!!
PADROEIRO é comumente usado designando um Santo da Igreja Católica que abençoa, protege. Na Inglaterra, é São Jorge; em Nova York é São Patrício; no Rio de Janeiro, temos São Sebastião; Santo Eloi é padroeiro dos ourives; São Pedro é padroeiro das viúvas ; São Cristóvão é padroeiro dos motoristas; Santo Ivo é padroeiro dos Advogados. Os santos Cosme e Damião são protetores das crianças. E por aí vamos... SERÁ INTERESSANTE que se uniformize a denominação, que se escolha Padroeiro ou Patrono; que rituais, revistas, sites, jornais de natureza maçônica das Lojas em geral (no nosso caso, das Grandes Lojas, através de recomendação feita pela CMSB) adotem uma única denominação. Evitar-se-ia a diversidade, a dúvida, a hesitação na hora de invocação: “será padroeiro ou patrono?”, mesmo sendo São João Batista uma coisa e/ou a outra, isto é, protetor e exemplo na Maçonaria.
Fonte: https://fraternidadesergipense.mvu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário