(republicação)
O Respeitável Irmão Rivadavia Zimermam Borges, Loja Três Malhetes, 1.886, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação, apresenta a seguinte questão:
rivazb@yahoo.com.br
Eu já há bastante tempo, venho com uma dúvida razoável na nossa ritualística. Certo Irmão de minha Loja Três Malhetes, um muito bom Irmão por sinal, sustenta de que a nossa resposta quando indagados sobre a Palavra Sagrada de Aprendiz, quando respondemos devemos dizer: seguinte ou segunda. Dai-me a Palavra Sagrada. Não v∴p∴d∴s∴sol∴d∴ a p∴l∴q∴e∴v∴ a seg∴. Pergunto, para que possamos também ter uma definição abalizada pelos altos corpos. O que é exatamente “Seg∴”. Ele sustenta que gramaticalmente tem de ser SEGUINTE.
CONSIDERAÇÕES:
A questão parece subjetiva. Se a Palavra é conhecida dos maçons, por conseguinte o número de letras que a compõe, a pergunta que trata de como transmiti-la, no meu modesto entender tanto faz – segunda ou seguinte.
Assim, “segunda” (feminino do numeral ordinal), ou seguinte (adjetivo de dois gêneros), não encerram a Palavra, já que entre os protagonistas exaram-se ainda uma terceira e uma quarta letra para completa-la.
Nesse caso o adjetivo “seguinte” (que se segue; que vem ou ocorre depois, imediato; subsequente) como parte final da sentença poderia estar mais próprio.
Ocorre que, talvez de modo coloquial, a palavra “segunda” é praticamente unânime nos nossos costumes.
Talvez algum Irmão que opere como professor de português pudesse melhor esclarecer essa questão.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.118 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 24 de setembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário