(republicação)
O Respeitável Irmão João Vanderlei da Silva, Loja Acácia Guarantaense, 2.777, REAA, GOB, sem declinar o Oriente (cidade) e Estado da Federação, apresenta a dúvida seguinte:
joaovanderleidasilva@hotmail.com
Venho solicitar que nos ajude a tirar uma duvida que nos surgiu da entrada e saída de Loja. Quando da entrada os Irmãos que irão ocupar a Coluna do Sul precisam circular o Painel da Loja ou entram em fila dupla e já tomam seus lugares sem fazer a circulação, do mesmo modo na saída depois de encerrados os trabalhos os Irmãos da Coluna do Norte precisam fazer a circulação?
CONSIDERAÇÕES:
Ingresso no Templo antes dos procedimentos de abertura da Loja – Todos dispostos no Átrio conforme especifica o Ritual, devem ingressar sem circulação, cada qual pela sua Coluna e permanecem em pé de frente para o eixo da Loja. Os do Oriente para lá se dirigem por sua vez e diretamente ao quadrante oriental.
A partir do momento em que o Venerável toma assento, dá um golpe de malhete e profere: Irmãos. Ajudai-me a abrir a Loja, significa que se iniciam os procedimentos de abertura. Somente a partir daí a circulação horária é obedecida.
O que está verdadeiramente abolido até a Loja ser declarada aberta são os Sinais Penais, salvo aqueles de reconhecimento com a verificação do Primeiro Vigilante, ou de ambos conforme o Grau.
Em resumo: até o Venerável tomar assento não existe circulação. Assim que ele solicite ajuda para abrir a Loja, procede-se com a circulação.
Depois de encerrados os trabalhos e os Obreiros em retirada na ordem inversa da entrada, a circulação estará abolida.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.106 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário