Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O OLHO

O OLHO
Ir∴ José Aparecido dos Santos
A∴R∴B∴L∴S∴ Justiça nº 12 – Rito REAA – Oriente de Maringá

O Olho faz parte dos símbolos maçônicos e o vemos dentro da Loja, inserido no triângulo ou Delta Luminoso colocado sobre o trono do Venerável Mestre.

É símbolo da presença permanente de Deus, demonstrando a sua onisciência. Originou-se no Egito, que o usava representando Osíris encontramo-lo na Índia representando Shiva.

Representa a divina vigilância, que observa e registra os atos do ser humano; observa o Sol na sua trajetória.

Encontramo-lo referido nas escrituras no Salmo XXXIV, versículo 15; “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”.

Na Maçonaria usa-se apenas um olho; não há definição se direito ou esquerdo.

Em um sentido esotérico, trata-se do Terceiro Olho ou da terceira visão, que seria o Olho Espiritual, não um órgão semelhante ao do ser humano.

Questiona-se a cor da pupila e o formato das pálpebras, se oriental ou ocidental; no Delta Luminoso as Lojas colocam o olho esquerdo, sem pálpebras e na cor escura.

Esse olho é, para o maçom, uma advertência: ele nada faz sem ser observado e assim pauta a sua pela retidão e deve se manter da mesma forma dentro e fora do Templo Maçônico, sendo um homem de ótima conduta.

E que o G∴A∴D∴U∴ nos proteja e conservando o Amor Fraterno entre todos os amigos, irmãos, sem distinção de potências, e sempre nos mantendo em Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário