Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

OCUPAÇÃO DE CARGOS II

Em 22/02/2019 um Respeitável Irmão pertencente a uma Loja do Grande Oriente do Brasil, via News GOB Net me apresentou a seguinte questão:

OCUPAÇÃO DE CARGOS

Para não incorrer em erros: Na falta de Mestre Maçom do quadro, pode o Venerável Mestre utilizar um Aprendiz Maçom como Guarda Interno tendo um Mestre Maçom visitante na sessão?

RESPOSTA:

Aprendizes e Companheiros, independente das questões iniciáticas, ainda o Regulamento Geral da Federação assim determina:
Art. 229. Para o exercício de qualquer cargo ou comissão é indispensável que o eleito ou nomeado pertença a uma das Lojas da Federação e nela se conserve em atividade.
§ 1º. Os cargos são privativos de Mestre Maçom (grifo no original).
Art. 96. São deveres da Loja: 
XXII – realizar Sessões com, no mínimo, 7 Mestres Maçons (grifo no original).
Dado ao que especifica o RGF, para se abrir uma Loja é necessária à presença mínima de sete Mestres. Além do que, os cargos em Loja são privativos de Mestre Maçom. Na ausência de Mestres do quadro da Loja, estando presente um visitante Mestre Maçom, desde que ele esteja em plena atividade e pertença a uma Loja do GOB, esse Mestre visitante pode preencher cargo em complemento.

Embora seja legalmente indiscutível que um Aprendiz ou um Companheiro não possam ocupar cargos, isso se acentua ainda mais quando se trata de um cargo como o de Cobridor. Como ficaria um Aprendiz ou um Companheiro diante de um Mestre que porventura viesse pedir ingresso? Teria esse Cobridor qualificação suficiente para telhar, mesmo que de modo preliminar, o visitante?

Por tudo isso (vide os grifos), Aprendizes e Companheiros não ocupam cargos na Loja em qualquer circunstância. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Salve respeitável irmão, na minha loja tem um MM, que deseja ser VM, porém esse ir sofreu um acidente e perdeu o movimento do braço direito, não podendo fazer sinais e toques dos graus, pode ele ser eleito asim mesmo.
    Aguardo sia resposta.
    Att
    Alberto Deluchi MI cad. 192135
    Loja Manoel Soares Leães 3588 gob rs

    ResponderExcluir