Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

SAÍDA TEMPORÁRIA

SAÍDA TEMPORÁRIA
(republicação)

O Respeitável Irmão José Antonio de Freitas, membro e Deputado Federal da Loja União e Humanidade, 1.000, REAA, GOB-MG, Oriente de Varginha, Estado de Minas Gerais, em 29 de abril de 2.014 apresenta as questões seguintes: freitasja@terra.com.br 

Assunto: Saídas e Retornos (entradas) ao Templo em caráter EVENTUAL. Quanto ocorre a saída e retorno ao Templo em caráter DEFINITIVO não existe duvida, terá que ser feita a Saudação prevista no Ritual. Quanto às saídas e retorno ao Templo que acontecem EVENTUALMENTE, terá que fazer também a Saudação prevista no Ritual? Tais como: a) Saídas e retornos dos Aprendizes ou Companheiros, para deliberação de assuntos no Grau de Companheiros ou Mestre; b) Saídas necessárias e eventuais de Irmãos para ir ao banheiro, buscar documentos na secretária, atender chamadas de emergência ao telefone, etc.; situações em que o Irmão retorna ao Templo em seguida; c) Entradas e saídas necessárias de Irmãos durante uma sessão magna de iniciação. Certo de poder contar com a costumeira atenção do Eminente Irmão, peço sua orientação a respeito.

Considerações:

Penso que tudo é uma questão de bom senso, já que no tocante à questão, as ausências e retornos relacionam-se apenas a eventualidade, precariedade e exercício de ofício. 

No caso da letra “a” – O Templo será coberto apenas pelo tempo que se fizer necessário para as respectivas deliberações. Assim o Mestre de Cerimônias conduz os retirantes, bem como os conduz de retorno novamente. Nesse caso não existe a praxe prevista (marcha, questionário e saudação às Luzes), até porque o procedimento está relacionado a uma ordem emanada do Venerável Mestre.

No caso da letra “b” seria o mesmo caso da consideração anterior, porém reforçando sempre a presença do Mestre de Cerimônias conduzindo até o Átrio o protagonista da eventual retirada, assim como o seu retorno ao Templo. 

No tocante a letra “c” para os procedimentos ritualísticos inerentes à Sessão Magna também não existe a formalidade citada, já que os protagonistas nesse caso, em Loja e cercanias estariam exercendo os seus ofícios conforme o Ritual – Experto (s), Cobridor, Mestre de Cerimônias.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.442 Marrocos, terça-feira, 26 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário