Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 17 de fevereiro de 2019

REAA - COR VERMELHA NA DECORAÇÃO

Em 15/02/2019 um Respeitável Irmão de uma Loja da constelação do GOB ao Oriente de Minas Gerais, REAA, através do News GOB Net solicitou esclarecimento para o seguinte:

COR VERMELHA NA DECORAÇÃO

Para o REAA, temos uma dúvida que não ficou clara na leitura do ritual. Sabemos que qualquer peça que o ritual não descreve a sua cor, deve ser em vermelho encarnado. Ex: assentos, almofadas, borda do dossel, etc. A mesma cor é aplicada ao Tronco de Beneficência e ao Saco de Propostas e Informações? Perguntamos, pois nossa Loja usa na cor azul, mas a interpretação que o Ritual nos leva é que deve ser vermelho encarnado. 

RESPOSTA:

É recomendável que sejam na cor vermelho encarnado - a cor do REAA. Não existe nenhuma proibição de que os recipientes sejam de matiz azul, porém sob a óptica da tradição, o ideal é que eles sejam mesmo vermelhos. Essas recomendações estarão publicadas em breve no site do GOB em página que trata os rituais.

A decoração de matiz vermelha faz parte da história do REAA. Em partes, nos primórdios da sua existência se deve a sua origem Jacobita (católicos). Nesse particular a cor do Cardeal (vermelho encarnado) é uma tônica que se identifica com o Rito. Outro aspecto que veio sacramentar essa decoração encarnada foi à aparição das hoje já extintas Lojas Capitulares ocorrida no segundo quartel do século XIX na França. Nesse caso a decoração capitular vermelha acabou reforçando e permanecendo no simbolismo do Rito. Não menos importante, vale mencionar o Conselho de Lausanne realizado em 1875 na Suíça que determinou, entre outros, a cor vermelha da orla do avental do Mestre.

Concluindo, deixo uma observação, o dossel não tem sua “borda” vermelha, porém ele é inteiro de cor encarnada. Destaque-se que as franjas e galões que ornamentam as peças são de cor dourada. 

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário