Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

REAA - COLUNAS ZODIACAIS E A JORNADA DO APRENDIZ PELO TOPO DA COLUNA DO NORTE

Em 16/10/2018 o Irmão Aprendiz Fernando Henrique Novaes dos Santos Alves, Loja Romã, 166, Grande Oriente do Paraná (COMAB), sem mencionar o nome do Oriente, Estado do Paraná, pede esclarecimentos para o seguinte:

COLUNAS ZODIACAIS DO TOPO DA COLUNA DO NORTE

Lendo um trabalho do valoroso Irmão, me peguei em dúvida quanto às três primeiras Colunas Zodiacais (Áries, Touro e Gêmeos), ao qual o informa disse que representam: "a estação da Primavera, ou o renascimento para a Luz, daí o recém-iniciado é ali colocado para simbolizar essa primeira estação da vida (início da jornada)", porém em outro trabalho, li que Áries, Touro e Gêmeos representam o mês de Abril, Maio e Junho respectivamente.

Sendo assim, a alusão destas 3 primeiras Colunas como sendo representação da Primavera e representações dos meses de Abril, Maio e Junho, esta suposta contradição se dá pelo fato do Rito REAA ter sido originário na França (Hemisfério Norte) e os meses de Abril, Maio e Junho no Hemisfério Norte são correspondes a estação da Primavera?

E os recém-iniciados devem sentar no Topo da Coluna do Norte (cadeiras encostadas na parede) e próxima ao 1° Vigilante (3 primeiras Colunas Zodiacais)?

CONSIDERAÇÕES:
As Colunas Zodiacais no REAA, rito nascido no hemisfério norte da Terra, simbolizam os ciclos naturais (estações do ano) relativas ao setentrião. Assim, representando a jornada do Iniciado, os ciclos correspondem simbolicamente à sua passagem pelas etapas iniciáticas – nascimento, vida e morte da Natureza. 

É sob essa égide que o alinhamento consecutivo do Sol com as constelações de Áries, Touro e Gêmeos correspondem à Primavera e o renascimento (o iniciado saindo da Câmara de Reflexão). Esses ciclos naturais ao Norte se dão a partir de 21 de março (equinócio de primavera no setentrião) e assim sucessivamente pelos próximos três meses sempre a contar do dia 21. Na verdade esses ciclos se dão de 21 de março a 20 de abril (Áries), 21 de abril a 20 de maio (Touro) e 21 de maio a 20 de junho (Gêmeos). Vem daí a menção dos meses de abril, maio e junho comentado na sua questão. 

Obviamente que sabemos que as estações do ano se dão pela inclinação do eixo norte-sul da Terra (aproximados 23º) em relação ao seu plano de órbita, porém em Maçonaria essa mecânica natural sugere a alegoria da morte e o renascimento da Natureza. Devida essa inclinação é que as estações do ano, de modo inverso acontecem nos seus hemisférios. 

Em se tomando essa alegoria maçônica para o Aprendiz, na sequência do ciclo primaveril vem à estação do verão, cuja qual se inicia no solstício correspondente a 21 de junho no Norte. Assim, ao Norte os três meses de verão se dão de 21 de junho a 20 de julho (Câncer), de 21 de julho a 20 de agosto (Leão) e de 21 de agosto a 20 de setembro (Vigem). É devido a isso que a Coluna Zodiacal correspondente à constelação de Câncer se situa sempre na parede (topo) norte do Templo. 

Ainda ilustrando, sempre em analogia ao hemisfério Norte, a jornada do Aprendiz se rompe no equinócio de primavera em 21 de março, período em que ele simbolicamente sai das sombras tenebrosas da Câmara, passa pelo solstício de verão (data comemorativa à Luz e a João, o Batista) e se encerra no final do verão, às vésperas do equinócio de outono, época em que o Sol inicia seu deslocamento para o Sul a partir do Equador. Todo esse ciclo iniciático (primavera-verão) é representado pelas seis primeiras Colunas Zodiacais que ocupam a parede Norte do Templo.

Dada a essa alegoria de concepção iniciática é que a jornada do Aprendiz se inicia em Áries e termina em Virgem, o que em linhas gerais representa seu percurso pelo Topo da Coluna do Norte (banco dos Aprendizes). Por assim ser é que no REAA é completamente equivocada a condução do Aprendiz recém-iniciado para próximo à grade do Oriente. Essa afirmativa é simplesmente contraditória, pois próximo à grade está o final da sua jornada, jornada essa que simbolicamente se iniciou na primavera para ser concluída ao final do verão. 

Em síntese, ordenadamente o Aprendiz vai do equinócio de primavera (Áries) até o quando se encerra o verão (Virgem) – sempre em alusão ao hemisfério Norte. 

Cabe ainda esclarecer que a Coluna do Norte em um Templo do REAA é todo o espaço que fica no Ocidente à esquerda de quem entra, entre a parede ocidental e a divisa com o Oriente, e entre o eixo do Templo (equador) e a parede Norte. O topo dessa Coluna é toda a parede ocidental norte - local onde se colocam as seis primeiras Colunas Zodiacais e por onde passam os Aprendizes a partir de Áries.

Concluindo, ratifico que as considerações aqui emitidas dizem respeito ao REAA que é um rito nascido no hemisfério Norte do nosso Planeta. Ratifico também que um Aprendiz recém-iniciado deveria sempre ser colocado próximo à primeira Coluna Zodiacal (perto do Primeiro Vigilante).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário