Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

PARAMENTOS DA LOJA DE COMPANHEIRO - REAA

Em 15/10/2018 o Irmão Valdemir Oliveira, Loja Jerusalém do Paraná, 4.240, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

PARAMENTOS DA LOJA DE COMPANHEIRO

Quais são os paramentos da Loja de Companheiro?

CONSIDERAÇÕES:

Os Paramentos de uma Loja no REAA, conhecidos como as Três Grandes Luzes Emblemáticas, são sempre os mesmos nos três graus simbólicos.

Assim, tal qual numa Loja de Aprendiz eles são o Livro da Lei, o Esq∴ e o Comp∴. Por óbvio que o que muda é à disposição dos dois instrumentos que descansam sobre o Livro da Lei. Com essa mudança de posição, a liturgia procura demonstrar ao Iniciado o seu progresso na senda do aperfeiçoamento maçônico. 

Isso também é demonstrado pelo número de luzes litúrgicas que vão acesas junto às Luzes da Loja (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes) – quanto maior o grau simbólico os objetos se alternam e as luzes litúrgicas se acendem em maior número.

Nunca é demais recordar que uma Loja possui Paramentos, Ornamentos e Joias, destacando-se que ainda essas últimas se dividem em Joias Fixas e Joias Móveis.

Maiores informações, além de nas bibliografias específicas, também podem ser encontradas nas instruções que foram inseridas nos Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR, edição 2016.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário