Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 23 de fevereiro de 2019

REAA - MARCHA OU OS PASSOS DO GRAU

Em 17/10/2018 o Respeitável Irmão Rogerio Paim Ziegler, Loja Eureka, 27, REAA, GLMRGS, Oriente de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:

MARCHA (PASSOS DO GRAU)

Estava lendo vários artigos respondidos pelo Irmão e esta semana tivemos dúvidas e alguma confusão em Loja sobre os pp∴de Comp∴. Gostaria de saber como o irmão entende que deva ser a Marcha do Comp∴ quanto à posição dos pp∴. Nosso "costume" é dar os tr∴p∴ (normais) de Aprendiz, sem arrast∴ o pé dir∴ com o Sin∴ de Apr∴, depois desfaz o Sin∴ de Apr∴ e faz o Sin∴ de Comp∴ e dá um p∴ oblíquo para a direita e "passa" com p∴ esq∴, fazendo uma espécie de meia lua e leva-se o p∴ direito em esq∴ ao p∴esq∴. As dúvidas que surgiram:

· Na posição de Companheiro o p∴ esq∴ passa pelo dir∴ sem tocar o chão e fazer a esq∴? Ou faz a esq∴com o p∴ dir∴?

· Os passos de Comp∴ são apenas dois finais, ou se inicia com os três de Apr∴? Ou seja, fazem os c∴pp∴?

CONSIDERAÇÕES:
No REAA∴ a Marcha do Companheiro se dá por c∴ pp∴ da seguinte maneira: por primeiro, com o Sin∴ de Ord∴ do 1º Grau composto, dão-se os três pp∴ de Apr∴. Concluídos os três pp∴ desfaz-se o Sin∴ de Ord∴ de Apr∴ pelo Sin∴ Gut∴ compondo-se imediatamente a seguir o Sin∴ de Ord∴ do 2º Grau. Ato seguido, com o Sin∴ composto, avança-se o pé dir∴ de modo oblíquo á dir∴ juntando a ele o p∴ esq\ na forma de costume (4º pas∴). Em seguida, ainda de modo oblíquo avança-se com o pé esq∴ à esq∴ juntando-se a ele o pé dir∴ na forma de costume (5º pas∴). Completados os c∴ pp∴ então saúda-se cada uma das LLuz pelo Sin∴ Cord∴.

O número de passos corresponde a id∴ simb∴ do Comp∴ Maç∴. Dado a isso é que se contam c∴ pp∴ a partir dos do Apr∴.

Tenho sempre explicado que as interseções das linhas oblíquas do Pav∴ Mos∴ regulam no escocesismo os pp∴ dos graus de Apr∴ e de Comp∴.
Objetivamente quanto as suas questões, na primeira o p∴ esq∴ se junta ao dir∴ em esquadr∴ e não simplesmente passa sem tocar o chão. Quanto à segunda é o que fora acima explicado. Faz-se literalmente os cc∴ pp∴ na forma ritualística.

Por oportuno cabe mencionar alguns aspectos pertinentes às Marchas dos dois primeiros graus no REAA. De fato, cada passo é dado naturalmente, sem o equivocado arrastar dos pés; cada passo oblíquo do Comp∴ é dado por completo. Esotericamente esses p∴ indicam evolução, já que o Comp∴, mais instruído é capaz de se desviar da linha reta da Marcha do Apr∴ e depois a ela retornar. Isso significa que o Comp∴ iniciaticamente é senhor de todos os caminhos no Ocidente. A rigor, os pp∴ oblíquos do Comp∴ poderiam ser dados, a partir do eixo do Templo, tanto à direita como à esquerda. Ocorre, entretanto que por uma questão de uniformidade litúrgica os rituais acabaram determinando para qual o lado que o primeiro p∴ oblíquo deve ser dado. O desenvolvimento dessas Marchas podem ser encontrados in a Simbólica Maçônica de Jules Boucher e no excelente Curso de Maçonaria Simbólica do Irmão Theobaldo Varolli Filho.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário