Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 10 de fevereiro de 2019

PAST MASTER OU EX-VENERÁVEL

PAST MASTER OU EX-VENERÁVEL
(republicação)

Em 29.04.2014 o Respeitável Irmão Aldo Coutinho, sem declinar o nome da Loja, Rito, Obediência, Oriente (Cidade) e Estado da Federação, apresenta a questão seguinte:
aldocoutinho61@gmail.com

Vamos criar a galeria dos Mestres Instalados. Estamos em dúvida se colocamos GALERIA DOS EX-VENERÁVEIS MESTRES ou GALERIA DOS PAST MASTER, ou ainda, GALERIA DOS MESTRES INSTALADOS. Já ouvi que nas Grandes Lojas usam Past Master e no GOB EX-VENERÁVEL. Gostaria que o Irmão me desse uma resposta o mais breve possível, pois estamos pintando o templo e esta parede está aguardando o resultado. Muito grato pela atenção. Aldo

Considerações:
Se a Loja praticar o Craft inglês de Maçonaria – Emulação, por exemplo, ou o Craft americano – aqui conhecido como Rito de York, o título apropriado seria “Galeria dos Past Masters”. Em sendo a prática da vertente francesa, como é o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, Moderno, Adonhiramita, etc., o título seria o de “Galeria dos Ex-Veneráveis”.

Essa é aquela “estória” da pausa para o cafezinho, quando os maníacos por outro idioma - no caso o inglês - intitulam a pausa como “coffee break”.

Assim penso que no idioma de raiz latino, o Venerável que cumpriu o tempo do seu exercício é o Ex-Venerável, já no fundamento inglês, em tradução simples, é o Mestre Passado (Past Master).

Ainda de modo prático basta raciocinar a seguinte condição: se para possuir o título de Mestre Instalado o Obreiro obrigatoriamente tem que ter sido eleito Venerável, então todo Venerável é um Mestre Instalado. Encerrado o seu mandato o mesmo deixa de ser o Venerável de ofício para ser um Ex-Venerável que, por sua vez, será sempre um Mestre Instalado.

Por exclusão, toda a dúvida seria eliminada se a galeria possuísse a seguinte identificação: “Galeria dos Mestres Instalados da Loja”.

No GOB existe ainda a prerrogativa de que o título de Mestre Instalado também é de direito legal daquele que porventura venha ser eleito Grão-Mestre ou seu Adjunto - tanto na esfera federal como na estadual.

Nunca é demais lembrar que Mestre Instalado não é Grau, senão um título distintivo. Ao finalizar é oportuno também salientar que de modo tradicional esse título deveria ser aplicado apenas pela vertente maçônica oriunda dos costumes ingleses, entretanto esse equívoco alvoreceu nas lides latinas da maçonaria brasileira após a cisão de 1.927 e a criação das Grandes Lojas estaduais, sendo atualmente costume consuetudinário nas suas três Obediências regulares.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.423 Florianópolis(SC) quinta-feira, 7 de agosto de 2014.

3 comentários:

  1. Sou um past venerável ou ex venerável, oque importa foi nossa trajetória no oriente agregado valores estudiosos e fazendo progresso. T.F.A

    ResponderExcluir