Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 24 de fevereiro de 2019

OS MAÇONS E OS PARTIDOS

OS MAÇONS E OS PARTIDOS

Nas atividades e nas preocupações dos Maçons com respeito ao progresso e a felicidade do nosso povo e à elevação dos nível de moralidade e a eficácia dos nossos governos, particular atenção deve ser dispensada aos partidos políticos, instituições que no regime democrático assumem livremente grande parte do mecanismo de funcionamento do Estado.

Recentes decisões finais da Justiça Brasileira, definiu que os partidos são os donos dos mandatos parlamentares, de forma que o vereador ou deputado ou senador que mudar de agremiação sem motivo justo, perderá o mandato, sendo substituído pelo suplente, contanto que o partido não possa ser desfalcado em suas fileiras pela simples vontade de um de seus membros.

O que se percebe claramente é que, bem ou mal, as leis brasileiras são feitas pelos partidos políticos, como convém aliás, a uma democracia, regime em que se encaixa o nosso País. O estado de direito implica reconhecimento e acatamento a todas as instituições componentes da organização nacional.

É direito do Maçom, como de resto a qualquer cidadão é permitido, influir na administração e na política do seu país, e isso se faz, prioritariamente,  através de um mandato político eletivo, seja parlamentar ou executivo. Do maçom aliás é desejável que ingresse nos partidos, segundo suas preferências, segundo a sua afinidade, para levar o ponto de vista da maçonaria a essas agremiações.

E a porta de entrada são os diretórios municipais que existem espalhados pelo Brasil inteiro à espera de pessoas interessadas em prestar serviços ao sistema democrático que escolhemos, à aspiração geral pelo aperfeiçoamento do Estado. Apenas integrados nos partidos podem os maçons chegar um dia ás  Câmaras Legislativa e ao Senado, ou ocupar cargos eletivos do poder executivo e dali oferecer sua colaboração desinteressada ao futuro do País.

A justiça rápida, a alta moralidade nos cargos públicos, a elaboração de leis que atendam às necessidades nacionais, propiciam oportunidades ao alcance dos maçons para benefício das nossas populações e para efetivação dos ideais da Sublime Instituição.

30/10/09.
Marcos José da Silva Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário