Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

REAA - CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO PELO SINAL DE ORDEM

Em 22/10/2018 o caro Irmão Andrei Figueroa, Loja Estrela de Imbituva, REAA, GOB-PR, Oriente de Imbituva, Estado do Paraná, apresenta a seguinte dúvida:

CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO PELO SINAL DE ORDEM

Quando o Irmão Cobridor Interno é levado entre colunas para a apresentação de um trabalho, ou alguma outra situação, ele deverá finalizar seu retorno a seu local em loja, dando a volta no Painel? Qual seria o procedimento para todos?

Na apresentação de um trabalho, devemos finalizar o Sinal Gutural quando cumprimentamos as Luzes, ou como em qualquer outro pedido de palavra, apenas ficamos a Ordem?

CONSIDERAÇÕES:

Se algum Irmão que ocupa a Coluna do Sul precisar ser conduzido para entre-colunas e ele, nessa ocasião, não transpuser completamente o eixo longitudinal (equador), o mesmo ao retornar ao seu lugar não precisa circular em torno do Painel. Em síntese, ele não passou para a outra Coluna, mas ficou à Ordem sobre o eixo – é a razão de ele estar “entre” as Colunas do Norte e do Sul. Essa regra também se aplica àqueles que ocupam a Coluna do Norte e precisem se posicionar “entre-colunas”. 

A circulação horária somente se dá quando no Ocidente alguém precise passar (completamente) de uma para a outra Coluna. Ratifico: na mesma Coluna (hemisfério) não existe circulação, pois ninguém precisa dar a volta ao mundo para parar no mesmo lugar.
É oportuno mencionar que necessariamente ninguém precisa ser conduzido para entre-colunas para apresentar uma Peça de Arquitetura. Isso pode se dar com o Obreiro a apresentando do seu próprio lugar.

É regra no REAA que quando alguém fizer uso da palavra em Loja aberta, inclusive na apresentação de um trabalho, esse deve ficar em pé, por conseguinte, à Ordem (ninguém fica á Ordem sentado). 

Nessa condição, protocolarmente o usuário da palavra se dirige por primeiro às Luzes e demais Irmãos com o Sinal de Ordem composto e assim permanece até o final da sua fala, quando então desfaz o Sinal de Ordem pelo Sinal Penal e volta a sentar. Lembro que conforme menciona o Ritual do GOB, saudações em Loja somente são feitas ao Venerável Mestre quando da entrada ou saída do Oriente ou às Luzes da Loja quando da entrada formal (Marcha do Grau). Ficar à Ordem para usar da Palavra não deve ser confundido com saudação maçônica – ritualisticamente são dois procedimentos distintos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário