Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 10 de fevereiro de 2019

SINAL DE ORDEM E OS PÉS EM ESQ∴

Em 14/10/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Fernandes Amorim de Oliveira, Loja Fênix do Alto Parnaíba, REAA, GOB-MG, Oriente de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

SINAL DE ORDEM

No ritual do Grau II REAA, não mostra se no Sinal de Ordem os pés devem ficar em esquadria. Qual o correto?

CONSIDERAÇÕES:

Embora isso nem precisasse ser mencionado, pois quem compõe o Sinal de Ordem obrigatoriamente deverá fazê-lo estando à Ordem, os rituais só mencionam a união dos pés no Primeiro Grau – me parece que nos outros houve esquecimento.

Carecemos entender que estar Ordem é estar em pé com o corpo ereto e os pés em esq∴ com Sinal de Ordem do Grau arranjado. Ninguém estará à Ordem se assim não se posicionar, portanto, no caso da sua questão, os pés ficam em esq∴ (em qualquer Grau).

A propósito, tenho estado trabalhando nas correções, observações e orientações para os rituais do REAA do GOB, cujas quais serão colocadas numa página no site para consulta dos Irmãos. Nessas orientações e correções (que já estou começando a remeter ao GOB), essa questão estará contemplada – todos os Cobridores do Grau trarão a orientação de que na composição do Sinal de Ordem, os pés formam a esq∴.

No que diz respeito a sua questão, ainda cabe comentar o seguinte: estar à Ordem (em qualquer Grau) significa “estar pronto para”, “estar à disposição de”, etc., o que em primeira analise denota dizer que o maçom está em prontidão no Esq∴, no Nív∴ e no Prum∴. Essa afirmativa é demonstrada quando o maçom se mantém à Ordem. Vale a pena mencionar que esses importantes instrumentos (Esq∴, Nív∴, Prum∴), símbolos da moral maçônica, estão presentes tanto no gestual do Sinal, bem como na postura do corpo. An passant: Que está à Ordem, obviamente compõe o Sinal de Ordem.

A despeito desses comentários, infelizmente vivemos numa Maçonaria latina, com seus carimbos e convenções, o que faz com que o maçom brasileiro costumeiramente “ache” que tudo deve estar minuciosamente escrito e detalhado. Um exemplo disso é o tal: “em pé e à Ordem”. Ora, alguém acaso ficaria à Ordem sentado?

Concluindo, em qualquer Grau, quem estiver à Ordem, obrigatoriamente estará com os pés em esq∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário