Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

PRÁTICA ALIENÍGENA

PRÁTICA ALIENÍGENA
(republicação)

Em 01.05.2014 o Respeitável Irmão Aécio Speck Neves, Orador da Loja Nereu de Oliveira Ramos, nº 2744, REAA, GOB-SC, oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, formula a questão seguinte: aeciospeckneves@hotmail.com

Primeiramente espero que o caro Irmão esteja muito bem de saúde! Agora, consulto o Irmão quanto a uma inovação feita pelo Venerável Mestre da minha Loja, que instituiu um tempo de 10 minutos, logo após a Ordem do Dia, para qualquer Irmão fazer as perguntas que achar necessário. Isto sem ritualística, cada um falando do seu lugar e sentado, sem observar-se qualquer precedência, por coluna ou grau. Pergunto: É possível isso? 

O Ritual não prevê. Aguardo resposta para me posicionar em Loja, visto ser o atual Orador. Diga-se, a bem da verdade, que alguns Irmãos elogiaram a medida, mas a maioria permaneceu calada (eu inclusive). 

Aproveitando o ensejo: É necessário acender-se uma vela, antes da entrada dos Irmãos para a sessão ritualística? 

Para ser a mesma utilizada pelo Mestre de Cerimônias, no devido momento, para acender as velas do altar do Venerável e mesas dos Vigilantes? Um M∴I∴ diz que aprendeu assim. Normalmente ela é acesa quando vão ser acessas as outras, na abertura ritualística. 

Antecipo agradecimentos pelas respostas porventura enviadas, como, aliás, o Irmão sempre fez! Muitíssimo obrigado!

Considerações:
01 – Tempo instituído. Na forma como o Irmão relata o acontecimento é completamente ilegal, pois não está prevista essa prática que agride a ritualística e, por conseguinte o Ritual. O uso da Palavra deve em qualquer situação obedecer ao respectivo giro da mesma, nunca à vontade com cada qual falando aleatoriamente, e muito menos sentados os que por dever devem sempre falar em pé, mesmo com o pretexto de instituir um tempo para esse absurdo.

Como dito, em qualquer situação o uso da palavra, seja para perguntar, responder, argumenta, informar, etc., deve seguir a praxe ritualística inerente ao Rito. Salvo se o ritual determine o contrário, no Ocidente, exceto os Vigilantes, todos falam em pé, portanto à Ordem. 

Ainda no Ocidente, por conseguinte nas Colunas, o uso da palavra é condicionado à solicitação e autorização pelo respectivo Vigilante. No Oriente geralmente falam sentados o Orador e o Secretário, além do próprio Venerável. Obreiros ali posicionados pedem a palavra ao Venerável e também não podem falar aleatoriamente. 

Nenhum Venerável tem o poder de passar por cima do que exara um ritual em vigência. Assim é ilegal essa “estória” de instituir tempo para se falar à vontade, mesmo sendo aplaudida por alguns. 

02 – Chama auxiliar - Essa chama (labareda) se existir não é luz litúrgica. Em algumas Lojas o Arquiteto, antes do início da Sessão acende uma pequena vela para servir posteriormente ao Mestre de Cerimônias no ofício de acender as Luzes litúrgicas (do Venerável, e dos Vigilantes). 

Esse artifício é apenas para facilitar o procedimento facilitando o Oficial que dela se serve para conduzir a chama sem a necessidade de procurar na oportunidade fósforos, ou isqueiro. 

Cumprida a missão, o Mestre de Cerimônias deve apaga-la imediatamente, já que ela é apenas “auxiliar” e não faz parte de nenhum cerimonial no Rito, portanto não é uma “Luz”. 

Graças ao bom senso já vai longe aquela “invenção” de manter uma chama acesa sobre o ara, justificando sua presença como a Luz Divina! Assim essa chama auxiliar não é uma regra e nem fere a ritualística, daí nem todas as Lojas usam esse artifício, porém as que desse costume se servem não devem confundi-la como uma passagem ritualística ou qualquer cerimônia identificada como “acendimento das Luzes”, prática inexistente no Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Ainda sobre a “luz auxiliar”, ou a “chama auxiliar” - também é inexistente a prática de a vela com a labareda auxiliar ter que ser acesa junto com as demais (litúrgicas) na abertura ritualística como argumenta o Mestre Instalado por vós citado. 

Atitudes desse naipe tendem à condução de falsas interpretações e dão margem para uma pretensa cerimônia. Se essa chama auxiliar fosse litúrgica ela estaria mencionada no Ritual, o que não acontece, fato que reforça a inexistência de qualquer cerimônia de acendimento de luzes no Rito em questão. 

Ademais, as luzes litúrgicas no simbolismo do Rito em questão – três, cinco e nove – obedecem a sequencia que sugere a doutrina de aperfeiçoamento (mais luz, mais esclarecimento). 

Assim, outras luzes que porventura venham aparecer, se for o caso, são exclusivamente auxiliares e nunca ritualísticas. Luzes auxiliares estão inclusive previstas no próprio ritual (página 16, segundo parágrafo) como é o caso das que auxiliam a leitura para o Orador e o Secretário, todavia essas não merecem nenhum procedimento especial para o seu acendimento. 

Finalizando. O que aconteceria nas Lojas que preferem usar energia elétrica para alimentar as luzes (isso está previsto)? Haveria porventura alguma cerimônia nessa situação?

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.441 Gibraltar, segunda-feira, 25 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário