Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

APRENDIZES NO ORIENTE

APRENDIZES NO ORIENTE
(republicação)

Questão que faz em 08.04.2014 o Respeitável Irmão Sebastião Alves Vieira, membro da Loja Cavaleiros da Fraternidade, 1.353, REAA, GOB, Oriente de Salvador, Estado da Bahia. 
sa-vieira@uol.com.br

Maçom há mais de 40 anos, praticante do R.E.A.A., atualmente Deputado Federal da Loja Cavaleiros da Fraternidade 1353, M.I. tendo sido Venerável por dois mandatos, pertencido ao Conselho Federal por mais de três anos, ocupado todos os cargos em Loja, fui surpreendido por uma informação de que os Aprendizes poder ter acesso ao Oriente. Sempre interpretei que a "luminosidade" é menor na coluna do norte, média na coluna do sul e integral no Oriente. A disposição das colunas em Loja obedeci orientação formada na França cujos Templos acham-se localizados acima da linha do Equador. Consultei, por telefone a um Irmão que me informou que a "dinâmica" do grau de aprendiz havia sido cancelada no decreto que adotou o Ritual de 2009. Mas cancelou tudo o que a dinâmica divulgou? Pois muitas partes permanecem. Informou ainda o Consultado que o Aprendiz pode ir ao Oriente, mas não pode se assentar. Se não pode se assentar, por quanto tempo pode lá permanecer? Se o Templo estiver lotado e o Aprendiz ficar no Oriente, mesmo tendo lugar ele ficará de pé? Peço encarecidamente, informação a respeito, pois sou divulgador do Rito e preciso me inteirar da realidade. Antecipadamente agradeço.

Considerações:
Aprendizes no Oriente em Loja aberta é orientação completamente equivocada e geralmente dada por algum Irmão que infelizmente não conhece o mínimo do arcabouço doutrinário do Rito Escocês Antigo e Aceito. Assim meu Irmão, você está corretíssimo na sua avaliação sobre a prática oriunda do Hemisfério Norte, berço do Rito em questão que atende precisamente a escalada iniciática do seu simbolismo.

Essa “estória” de Aprendizes e Companheiros no Oriente é um atentado contra a ritualística do Rito e não encontra nenhuma justificativa, inclusive aquela que de modo capenga se apoia na falta de Irmãos para compor a Loja. Ora, cargos em Loja são privativos dos Mestres, além do que o Oriente é o final da escalada iniciática, cujo quadrante, ou espaço também é privativo dos Mestres. Qualquer “ilação” contrária à razão desse sistema maçônico francês (o Rito é filho espiritual da França) é mera conjectura e atestado de incompreensão do escocesismo simbólico. Se não houver número suficiente de Mestres não se abrem os trabalhos e ponto final.

Seria bom alertar para “certos” informantes que esse pormenor não precisa estar escrito, já que isso é tradição e costume imemorial, assim como universalmente aceito na doutrina do aperfeiçoamento comparada às Leis da Natureza cujo protagonista é o homem Maçom. Aprendiz ou Companheiro no Oriente seria o mesmo que alguém tivesse a capacidade de imaginar o Sol nascendo no Ocidente!!! Basta observar a passagem, ou marcha do Sol no Painel da Loja (as três janelas).

Quanto aos manuais de dinâmica suspensos, isso é verdade, já que pela grande quantidade destes publicados nos diversos Estados da Federação, muitos se contradiziam uns dos outros. Assim em nome de uma prática uniforme o Soberano resolveu suspendê-los por tempo indeterminado até que os Rituais partindo de 2.009 estejam nos conformes, fato que estamos trabalhando, inclusive já remetemos ao GOB em setembro próximo passado um anteprojeto de provimentos para correções e esclarecimentos sobre o Ritual de Aprendiz, pelo que estamos ainda aguardando resposta.

Agora, essa suspensão dos manuais não implica em hipótese alguma na alteração dos rituais e a sua mensagem litúrgica, ritualística e doutrinária. Seria bem melhor que os “informantes de plantão” não confundissem o bife a milanesa com o bife ali na mesa.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.417 Florianópolis(SC) sexta-feira, 1 de agosto de 2014.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se algum obreiro tem alguma peça de arquitetura sobre a postura e local do aprendiz em loja, bem como orientações que aprendiz não pode ter acesso ao oriente.

    ResponderExcluir