Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

LOJA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS

Em 28/10/2018 o Respeitável Irmão Eduardo Neves, Loja Álvaro Mendes, 2.139, GOB-PI, Secretário de Comunicação e Informática, Oriente de Teresina, Estado do Piauí, formula a seguinte questão:

LOJA DE PESQUISAS

Minha dúvida: Não encontrei, nas publicações recentes do GOB, tampouco em sua legislação online, nada sobre as "lojas de pesquisa" ou "loja de estudos".

Gostaria de indicação de bibliografia sobre este tipo de loja, pois vejo a crescente necessidade de uma oficina com esse foco de trabalho aqui em nossa região.

Gostaria também da indicação, se houver, da legislação no âmbito do GOB para o funcionamento deste tipo de loja.

CONSIDERAÇÕES:
Na realidade, pelo menos até aonde eu conheço, não existe uma legislação específica por parte da Obediência que trate do formato de uma Loja de Pesquisas. Eu entendo que nesse caso a pesquisa é o objetivo principal da Loja.

Como qualquer outra, ela deve ser regularmente fundada e regularizada segundo os ditames do Regulamento Geral da Federação (Título II – Das Lojas).

Assim, uma Loja Maçônica de Pesquisas também se submete ao formato de trabalho indicado pelo ritual do rito por ela adotado. 

No que diz respeito à sua finalidade principal - a de pesquisas maçônicas - me parece que esse desiderato deva constar do seu Regimento Interno.

Por óbvio que os seus membros devem se sujeitar ao seu Regimento Interno, sobretudo no tocante ao seu objetivo principal que é o de estudos e pesquisas.

Dado a esse objetivo apontado, a Loja pode trabalhar em Sessões Ordinárias de Instrução conforme o previsto no Art. 108, § 1º, Inciso II do RGF, porém nada impedindo que ela realize, por exemplo, Sessões Magnas e outras previstas no Regulamento Geral da Federação.

Podem existir casos de Lojas de Pesquisa que, conforme o seu Regimento Interno, só admitem nos seus quadros Maçons já portadores do Terceiro Grau – nesse caso essas Lojas podem trabalhar em qualquer um dos graus simbólicos, entretanto nelas não é comum existirem Iniciações, Elevações e Exaltações. Em síntese, seus membros são admitidos por filiação e/ou regularização.

No tocante ao seu objetivo principal, que é o de instruir e pesquisar, uma Loja de Pesquisas deve acima de tudo ter membros comprometidos para tal e ter credibilidade. Para isso é necessário que o resultado do seu trabalho seja meritoriamente reconhecido e suas teses e estudos comprovados. 

Penso que é esse o caminho. Sugiro também aos interessados em fundar uma Loja de Pesquisas que entrem em contato com outras Lojas que já trabalham com esse objetivo aqui no Brasil para se aconselhar a respeito. 

Por fim, devo registrar que a Loja de Pesquisas mais antiga do mundo é atualmente a Loja Quatuor Coronati 2076 de Londres, cuja qual fora fundada em 1.884 por nove maçons que já na época, cansados com a história rocambolesca até então contada sobre a Ordem, partiram em busca de uma história baseada em fatos e evidências (documental). Eram eles Charles Warren, William Harry Rylands, Robert F. Gould, Adolphus F. Alexander Woodford, Walter Besant, John Paul Rylands, Major Sisson C. Pratt, William James Hughan e George W. Speth. Sem dúvida essa Loja tem sido o maior ícone mundial da credibilidade quando se trata de pesquisas maçônicas. Uma boa partida para uma nova Loja de Pesquisas é pesquisar os até então 135 anos de história da Quatuor Coronati Lodge.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário