Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 10 de setembro de 2019

CONDIÇÕES PARA PERTENCER À ORDEM

CONDIÇÕES INDIVIDUAIS INDISPENSÁVEIS PARA PODER PERTENCER À MAÇONARIA

Crer na existência de um princípio Criador. Ser homem livre e de bons costumes. Ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo. Ter uma profissão ou ofício lícito e honrado, que lhe permita prover as suas necessidades pessoais e de sua Família e a sustentação das obras da Instituição.

O que é a maçonaria?

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, educativa, filantrópica e progressista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Por que é filosófica?

É filosófica porque em seus atos e cerimônias trata da essência , propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Por que é educativa?

É educativa porque em seus princípios gerais recomenda o bom exemplo, opondo-se terminantemente à força e à violência. Proclama que os homens são livres e iguais em direitos e que a tolerância constituiu o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um.

Por que é filantrópica?

É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe. Pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.

Por que é progressista?

É progressista porque partindo do princípio imortalidade e da crença em um elemento criador, regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não coloca nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão humana com base na ciência.

O que se exige do maçom?

Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição, ou seja: respeito aos seus estatutos e regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem. Que seja amante da Sabedoria, da Virtude, da Justiça, e da Humanidade. Que seja amigo dos pobres e dos desgraçados, que sofrem, que choram, que têm fome; dos que clamam pelo Direito e pela Justiça; dos que utilizam como única norma de conduta o bem de todos e seu engrandecimento e progresso. Que queira a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano. Que se quer do Maçom é que derrame por toda a parte os divinos esplendores da instrução; educar para o bem, a inteligência; conceber os mais belos ideais do Direito, da Moralidade, da Honra e praticá-los. Que leve para o terreno prático aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz com os braços abertos ao mundo: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, FORMAI UMA SÓ FAMÍLIA, SEDE IRMÃOS”. Que pregue a tolerância e pratique a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões. Que lute contra a hipocrisia e o fanatismo. Que viva para a realização da PAZ UNIVERSAL, tendo pelos vivos o mesmo respeito que dedicamos aos nossos mortos.

O que entende a maçonaria por virtude?

A Maçonaria entende que virtude é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido. É o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a família, sem interesse pessoa. Em resumo: a virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo diante da morte, quando se trata do cumprimento do dever.

O que entende a maçonaria por dever?

A Maçonaria entende por dever: o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade. Porém, não basta respeitar a propriedade apenas, mas também é preciso proteger e servir os nossos semelhantes. A Maçonaria resume o dever do homem, assim: “Respeito a Deus, amor ao próximo, e dedicação à família”. Em verdade, essa é a maior síntese da Fraternidade Universal.

A maçonaria é religiosa?

Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. É uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores, que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônica.

A maçonaria é uma religião?

Não. A Maçonaria não é uma religião. É, em verdade, uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E, nesse esforço de união dos homens, admite em seu seio as pessoas de todos os credos religiosos, sem distinção alguma, desde que acreditem na existência do Grande Arquiteto do Universo, que é DEUS.

A maçonaria exige renúncia à religião?

De modo algum! Geralmente existe essa crença entre os católicos, mas ilustres prelados têm pertencido à Sublime Ordem Maçônica. Entre outros, citamos: O Cura Hidalgo, paladino da Liberdade Mexicana; o Padre Calvo, fundador da Maçonaria na América Central; o Arcebispo da Venezuela, Don Ramon Ignácio Mendez; Padre Diogo Antônio Feijó; Cônego Luiz Vieira, José Silva de Oliveira Rolin, da Inconfidência Mineira, Frei Miguelino, Frei Caneca e muitos outros.

Quais outros homens ilustres foram maçons?

Filósofos como: Voltaire, Goethe e Lessing; Músicos, como Beethoven, Haydin e Mozart; Militares, como Frederico, o Grande, Napoleão e Garibaldi; Poetas, como Byron, Lamartine e Hugo; Escritores, como Castellar, Mazzini e Espling.

Somente na Europa houve maçons ilustres?

Não. Também na América houve. Os libertadores da América foram todos maçons. Washington, nos Estados Unidos, Miranda, o Padre da Liberdade Sul-Americana, San Martin e O’Higgins, na Argentina, Bolívar, no norte da América Central, Benito Juarez, no México e o Imperador D. Pedro I, no Brasil.

No brasil, quais foram os maçons de destaque?

D. Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Mal. Deodoro da Fonseca, Mal. Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Salles, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz, Rui Barbosa e outros.

A maçonaria é tolerante?

A Maçonaria é fundamentalmente tolerante. Exige dos seus membros a mais ampla tolerância. Respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas, em particular.

O que a maçonaria combate?

A ignorância, a superstição e o fanatismo. O orgulho, a intemperança e o vício. A discórdia, a dominação e os privilégios.

A maçonaria é uma sociedade secreta?

Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história, etc. O único segredo que existe e não se conhece, senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para os maçons se reconhecerem entre si em qualquer parte do mundo, de modo a interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.

Quais as principais obras da maçonaria no brasil?

A Independência, a Abolição da Escravatura e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que a Maçonaria tomou parte ativa. Todos os próceres da nossa independência foram Maçons.

Quais são os seus princípios?

A Maçonaria condena a exploração do homem, os privilégios e as regalias indevidas; enaltece o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e a Humanidade. Combate a ignorância, a superstição e a tirania, afirmando que o sectarismo político, religioso ou racial é incompatível com a universalidade do espírito maçônico. Defende a plena liberdade de expressão do pensamento, como direito fundamental do ser humano, admitida a correlata responsabilidade. Sustenta que são deveres essenciais do Maçom: amar a família, servir com fidelidade e devotamento à Pátria e obedecer à Lei. Determina que os Maçons estendam e liberalizem os laços fraternais que os unem entre si a todos os homens esparsos pela superfície da terra.

Qual é o seu lema?

Ciência - Justiça - Trabalho. Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los. Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas. Trabalho, por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente, sejam quais forem suas formas e finalidade.

Qual é o seu objetivo?

Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

O que entende a maçonaria por moral?

Moral é para a Maçonaria uma ciência com base no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. É essa maravilhosa ciência que ensina os nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral na profundeza da nossa alma, sentimos o triunfo da verdade e da Justiça. 

O que é uma loja maçônica?

É um lugar onde se reúnem os maçons, periodicamente, para praticar as cerimônias ritualísticas que lhe são permitidas, em um ambiente fraternal e propício para concentrar sua atenção e esforços, para melhorar seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranquilamente sobre a missão do homem na vida, recordando-lhes constantemente os valores eternos, cujos cultivos lhe possibilitará acercar-se da verdade.

O que se obtém sendo maçom?

A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se e de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar que esteja, dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão: à base do respeito à personalidade, à justiça social e à mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas. O segredo maçônico, que de má fé e caluniosamente tem servido aos seus inimigos, para fazer a Maçonaria suspeita entre os espíritos cândidos ou em decadência, não é um dogma, e sim, um procedimento, uma garantia, uma defesa necessária e legítima. Porém, como inevitavelmente tem sucedido, com todo direito o seu dever correlativo, o preceito das reservas maçonicas já tem experimentado sua evolução nos tempos e segundo os países. A Maçonaria não tem preconceito de poderes, e nem admite em seu seio, pessoas que não tenham um mínimo de cultura que lhes permitam praticar os seus ensinamentos, e que também não possuam uma profissão ou renda com que possam atender às necessidades dos seus familiares, fazer face às despesas da sociedade e socorros aos necessitados.

Advertência fundamental

O ingresso na Maçonaria é da mais alta relevância para a vida do homem; sendo assim, o passo neste sentido merece profunda meditação da parte de quem deseja fazê-lo. Se a intenção é induzida pelo espírito de curiosidade, desista. Se a esposa do pretendente não concordar com o seu ingresso na Maçonaria, não se formule qualquer pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário