Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL E A POSTURA DO ORADOR

Em 19/062019 o Respeitável Irmão Nilton Barbosa de Souza, Loja Malkhut, 3.859, REAA, GOB-SP, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento:

SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL

Referente a saudação do Orador à Bandeira Nacional, quando da leitura ritualística: Bandeira nacional..., a leitura é feita à ordem ou simplesmente perfilado?

EXPLICAÇÕES:

Conforme menciona o Decreto 1476/2016 do GOB que dispõe o Cerimonial para a Bandeira Nacional no seu Art. 5º, III e IV respectivamente para o REAA:

III. O Porta-Bandeira retira a Bandeira do suporte, segurando-a da mesma forma que o fez quando da execução do Hino Nacional, posicionando-se a nordeste, à frente do Venerável e voltado para o Sul.

IV. O Irmão encarregado da saudação coloca-se, também à nordeste, de frente ao Porta-Bandeira e sem tocar na Bandeira procede à saudação. Sendo sessão restrita a maçons, os Irmãos ficam à Ordem, caso contrário, se a sessão não for restrita, todos os presentes ficam em pé, com os braços estendidos ao longo do corpo (os negritos são meus).

Assim, segundo o que prescreve o Inciso IV acima, em sendo a sessão restrita a maçons, o Orador, ao fazer a saudação fica à Ordem. Já se na sessão estiverem presentes não maçons (Sessão Magna Pública) o Orador faz a saudação sem estar à Ordem.

É aconselhável que o Orador, em qualquer situação, segure o texto com as duas mãos. Isso o desobriga de ficar à Ordem, se for o caso.

Outras orientações serão encontradas no Decreto 1476 do GOB. Informações também podem ser encontradas em http://ritualistica.gob.org.br/ , cujas orientações são oficiais e devem ser seguidas.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 09/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário