Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

FORMAÇÃO E FINALIDADE DA CADEIA DE UNIÃO NO REAA

Em 11/06/2019 o Respeitável Irmão Francisco Kennedy Campelo de Souza, Loja Estrela da Fronteira, 2.024, REAA, Oriente de Mundo Novo, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a seguinte questão:

CADEIA DE UNIÃO

Caro Irmão já não é a primeira vez que procuro teus conhecimentos para ajudar na ritualística correta em nossa Loja. No caso da Cadeia de União, diz no ritual que devemos unir os braços ....... nada se refere aos pés, que muitos insistem em estarem unidos Cal com Cal e as pontas unidas aos dos IIr vizinhos. Nosso ritual está errado ou é mais um incremento que está se enraizando?

CONSIDERAÇÕES:

Absolutamente. Em se tratando do REAA, onde a Cadeia de União é apenas utilizada para se transmitir a Pal∴ Sem∴, nela não existe essa união dos pp∴ entre os participantes da Cadeia. Assim, o ritual nesse sentido está corretíssimo.

Reitero que no REAA não se forma a Cadeia de União senão para sua única finalidade, ou seja, a de se transmitir através dela a Pal∴ Sem∴. No rito mencionado não existem preces, pedidos, exclamações, etc., quando da formação da Cadeia de União.

Infelizmente ainda trazemos os ranços oriundos de rituais ultrapassados e enxertados que traziam no passado práticas de outros ritos. 

Nesse sentido, o Ritual em vigência é claro quando menciona a formação da Cadeia apenas entre os Irmãos do Quadro da Loja e para a finalidade única – transmitir a Pal∴ Sem∴.

Cabe mencionar que é devido a isto que ela só é formada após terem sido encerrados os trabalhos e os visitantes, se porventura houver, já terem se retirado.

Concluindo, as orientações, adequações e correções pertinentes ao Ritual de Aprendiz do REAA que estão oficialmente colocadas à disposição no site oficial do GOB, na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/, tratam, dentre outros, da formação da Cadeia de União – comprove lá o que exaram as orientações.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 02/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário