Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 17 de setembro de 2019

SÃO JOÃO. BATISTA OU EVANGELISTA É O NOSSO PADROEIRO

Em 24/06/2019 o Respeitável Irmão José Luiz Gnoato, Loja Fraternidade Paraguaçu, 1.303, REAA, GOB-SP, Oriente de Paraguaçu Paulista, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

SÃO JOÃO

Nesta semana pretendo, nas considerações finais dar umas palavras sobre nosso padroeiro.

Qual São João o GOB reconhece como nosso padroeiro.

CONSIDERAÇÕES:

Por ter sido uma comemoração solsticial tão importante para os nossos antepassados cortadores e assentadores da pedra calcária, os dois personagens são patronos da Maçonaria.

O do solstício de verão (hemisfério norte) é consagrado a João, o Batista e o do inverno (hemisfério norte) é consagrado a João, o Evangelista. Menciona-se o hemisfério Norte porque foi na região setentrional do Globo que nasceu a Maçonaria. Como vivemos uma Maçonaria simbólica, mesmo no Sul, nos referimos à meia-esfera Norte.
Cabe se compreender que genericamente nos canteiros das construções medievais os trabalhos de edificação ficavam praticamente estacionados no inverno, sobretudo pelas agruras da estação que se destaca pelo frio e pelos dias curtos e noites longas. Esse é o período de menos luz onde as sombras prevalecem. Já ao contrário do período hibernal, os demais ciclos naturais, com o ápice no verão, os trabalhos nos canteiros transcorriam com força e vigor.

Assim, no ápice do Sol (verão), com maior iluminação ao Norte, por influência da Igreja, comemora-se o dia de João, o Batista – para o Cristianismo, aquele que anteviu a Luz, enquanto que no ápice do inverno, quando o Sol está mais afastado do Norte, comemora-se a o dia de João, o Evangelista, ou aquele que pregou a Luz.

Por influência da Igreja esses personagens fazem parte da história da nossa Ordem. Nesse sentido, a questão não é desse ou daquele personagem que a Obediência considera, mas a tradição que cada um desses personagens representa. Historicamente como referência solsticial e o trabalho da Maçonaria de Oficio, já na Maçonaria Especulativa como ícone iniciáticos que dão nome às Lojas de São João.

Assim, João, o Batista e o Evangelista conciliatoriamente são tratados por João, sendo que o Batista, relaciona-se ao solstício de verão no Norte - no Templo do REAA sua data comemorativa coincide com a constelação de Câncer, cuja Coluna Zodiacal se encontra no topo da Coluna do Norte (parede norte) e tem relação iniciática como grau de Aprendiz (procura a Luz). Já o Evangelista se relaciona com o solstício de inverno no Norte. No Templo do REAA sua data comemorativa coincide com a constelação Capricórnio, cuja Coluna Zodiacal se coloca no topo da Coluna do Sul (parede sul) e tem relação com o Mestre (sombras, menos Luz e o fim do ciclo que se aproxima).

Do que foi comentado, dos dois Joãos, ambos são personagens tidos como patronos sobretudo porque a comemoração dos seus dias relaciona-se diretamente com os períodos solsticiais (verão e inverno).

É bom que se diga que são somente esses dois personagens que fazem parte do ideário maçônico. Embora queiram alguns dar nome a outros “Joãos”, em se tratando de Maçonaria, os que valem são o Batista e o Evangelista. Títulos como Hospitalário, Esmoler, da Escócia, etc., são meras especulações, inclusive alguns até inexistentes no hagiológio da Igreja.

No Blog do Pedro Juk – http://pedro-juk.blogspot.com.br - você certamente encontrará mais comentários a respeito dos patronos que se relacionam com as datas solsticiais. Lembro que a revolução anual do Sol é a base dos Cultos Solares da Antiguidade, cujos quais, na sua grande maioria serviriam de base, mais tarde, para o estabelecimento da grande maioria das religiões.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 16/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário