Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

A ESTRELA FLAMÍGERA

A ESTRELA FLAMÍGERA
Ir∴ Joel Oliveira Dutra 

"Infelizmente os maçons modernos têm esquecido quase por completo o que poderíamos chamar caridade interna, ou o seu poder de atuar nos planos superiores. Poucos compreenderiam se alguém lhes dissesse: 'Poderíeis emitir correntes de energia mental, e esta seria uma das modalidades de vossa caridade'. É penoso que se haja descuidado de tal maneira dessa obra interna, porque é um formidável agente do bem, e na qual podem tomar parte todos os Irmãos. A caridade externa depende da riqueza privada de uns tantos; mas todo maçom, por pobre que seja, pode dar seu pensamento".

A Estrela Flamígera, Flamejante ou Flamante é também denominada com impropriedade etimológica de Pentáculo (cinco cavidades), Penta Grama (cinco letras ou sinais gráficos, cinco princípios) ou Pentalfa. 

De origem pitagórica, representa a sabedoria (sophia) e o conhecimento (gnose). Entre os pitagóricos a alma tinha o significado de animação e fator de movimento. Alguns falavam de um pó sutil que se movimentava como os astros. Outros entendiam por alma a força que movimentava esse pó, ou o próprio movimento cíclico dessa consistência etérea, capaz de introduzir-se no recém-nascido racional ou irracional quando este seria atingido pela trajetória circular do elemento sutil.

A Estrela Flamígera era símbolo desconhecido pelos pedreiros livres medievais. Seu aparecimento na Maçonaria, a partir de 1737, não encontrou guarida em todos os Ritos, pois o certo é que os construtores medievais conheciam a figura estelar apenas como desenho geométrico e não com interpretações ocultas que se introduziram na Maçonaria especulativa. 

A Estrela Flamejante corresponde ao Pentagramaton ou Tríplice Triângulo cruzado dos pitagóricos. Distingue-se do Delta ou Triângulo do Oriente, embora, entre os antigos egípcios representasse também Hórus que em lugar do pai, Osíris passou a governar as estações do ano e o movimento. 

O verdadeiro sentido da Estrela Flamígera é Homonial, eis que o símbolo designa o homem espiritual, o indivíduo dotado de alma (anemos), ou de fator de movimento e trabalho. Ou seja, o indivíduo como espírito ou fagulha interna que lhe concedeu o grande Arquiteto do Universo. A ponta superior da Estrela é a cabeça humana, a mente. As demais pontas são os braços e as pernas. Na Maçonaria essa idéia serve para lembrar ao Maçom que o homem deve criar e trabalhar, isto é, inventar, planejar, executar e realizar, com sabedoria e conhecimento. 

Pode ocorrer que o ser humano falhe nos seus desígnios. O Maçom também pode falhar como ser humano, mas seu dever é imitar, dentro de seus ínfimos poderes o grande Arquiteto do Universo, o ser dos seres. Aí está o principal segredo do Grau de Companheiro. 

Outra interpretação é a que se refere a 3+2=5, soma em que três é a divindade cuja fagulha é encarnada e dois é o material, o ser que se reproduz por dois sexos opostos e não consegue perpetuar-se de outro modo. 

As cinco pontas da Estrela ainda lembram os cinco sentidos que estabelecem a comunicação da alma com o mundo material: tato, audição, visão, olfato e paladar, dos quais para os Maçons três servem a comunicação fraternal, pois é pelo tato que se conhecem os toques, pela audição se percebem as palavras e as baterias e pela visão se notam os sinais. Mas não se pode esquecer o paladar, pelo qual se conhecem as bebidas amargas e doces, bem como o sal, o pão e o vinho, e o olfato, pelo qual se percebem as fragrâncias das flores e os aromas do altar de perfumes. 

A Estrela Flamígera é o símbolo da Divindade, e para maior prova disso, no meio dela está gravada a letra 'G', que significa DEUS. A letra "G", interior com o significado de gnose ou conhecimento, lembra a quinta essência, quanto ao transcendental. Quanto ao Homonial, lembra ao Maçom o dever de conhecer-se a si mesmo. No Grau de Companheiro recomenda-se ao Maçom o dever de analisar as próprias faculdades e bem empregar os poderes pessoais em benefício da humanidade. 

No pentagrama a letra G quer dizer principalmente gnose, porém outros significados são acrescentados: GERAÇÃO, GÊNIO, GEOMETRIA e GRAVITAÇÃO, e também GLÓRIA PARA DEUS, GRANDEZA PARA O VENERÁVEL DA LOJA, ou para A LOJA. 

Diz-se que GERAÇÃO estaria ligada ao princípio (gênesis da Bíblia) ou a Arquem, dos gregos. Arqueu quer dizer princípio, principal, primeiro, príncipe, reino, domínio. Para os gregos, a palavra tinha o sentido de poder formador da natureza. Seria a essência vital que exprime as propriedades e as características das coisas. Por comparação, corresponderia ao sopro divino que deu vida a Adão na Bíblia. 

Ensinam certas instruções maçônicas o motivo simbólico das chamas que envolvem a Estrela Pentacular, relembrando Arqueu, o Fogo Realizador, ou ensinando que a letra G significa o gênio ou a ÁSCUA SAGRADA que anima o Companheiro Maçom à realização. 

Gênio seria o correspondente a "DJINN" dos árabes e a "GINES" dos persas, que no ocultismo tange aos chamados "ELEMENTAIS" ou "SEMI-INTELIGENTES ESPÍRITOS DA NATUREZA" e em outras interpretações quer dizer o espírito criador ou inventor, ou a chama realizadora. 

GEOMETRIA, ciência da medida das extensões, que lembra as regras do grande geômetra para realizar a Arquitetura do Universo. Na sabedoria ela provocou os diálogos sobre ORDEM, EQUILÍBRIO e HARMONIA. A GRAVITAÇÃO lembra Newton e sua lei: A matéria atrai a matéria na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. 

Tem-se afirmado que a Estrela Flamígera traduz a luz interna do Companheiro Maçom ou que representa o próprio homem Maçom dotado da luz divina que lhe foi transmitida. A verdade espiritual expressa na Estrela Flamígera e em seu reflexo no Fogo Sagrado indica que o reflexo de DEUS está sempre entre nós, Sua imagem e semelhança. Há no homem um reflexo de Deus, e mais ainda que um reflexo. A imagem de DEUS no homem é uma expressão ou continuação do mesmo DEUS, porque DEUS é a luz que transporta a imagem, e enquanto o homem for capaz de receber e refletir essa luz, será parte consubstanciai dela e com DEUS se identificará. 

FONTES DE CONSULTA: 
Trabalho do Irm:. Júlio Cezar Bubniak, do Or:. de Londrina - PR, internet; 
A VIDA OCULTA NA MAÇONARIA, C. W. Leadbeater, Editora Pensamento.

Ir∴ Joel Oliveira Dutra
Loja Sinarchia 52
Santa Maria, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário