Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 29 de setembro de 2019

OS PRINCÍPIOS: TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO

OS PRINCÍPIOS: TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO
Maximilian Trevisan - A∴M∴ Maximilian Trevisan

Tolerância pode ser definido como a abstenção de agir contra aquilo que reprovamos, contra o que nos é politicamente contrário ou contra o que é diferente de nós.

A Tolerância religiosa é um dos pilares do Estado democrático moderno e isso em muito se deve, à ação maçônica.

John Locke (1632-1704), escreveu em 1689 a “Cartas sobre a Tolerância” que é a autoridade fundamental sobre a idéia de tolerância, apesar do próprio Locke excluir os católicos de sua proteção com a justificativa de que a fidelidade destes não era para com o governo e sim para com a Igreja, o que os constituía em intolerantes por excelência.

A Tolerância maçônica é, em certa medida, expressão de sua repulsa contra os preconceitos e contra a tirania que a todos impõe suas condições sem nenhum respeito pelas particularidades.

Fica claro que a tolerância maçônica vai até o ponto do respeito mútuo e da preservação dos valores morais universais... A Maçonaria não é tolerante para com a maldade, a tirania, a escravidão, a imposição ideológica, o fanatismo, a superstição e com tudo aquilo que submete a humanidade à servidão e ao sofrimento.

A Tolerância não pode e não deve ser usada como justificativa para encobrir a inércia, a inoperância e a covardia.

Respeito Mútuo é a atitude resultante da tolerância.

Respeito é um conceito muito amplo e nobre. Todas as regras morais podem ser resumidas nessa palavra: respeito.

Se eu respeito o próximo, não sou desonesto para com ele, não o leso, não o ataco, sou tolerante e cortês. Se respeito a natureza, preservo-a de todos os modos possíveis. Se respeito a cidade em que vivo, não jogo lixo na rua, não sujo as paredes, as calçadas e não descumpro as leis. Se respeito minha esposas, não a traio, não falo dela pelas costas, não minto, não faço nada que lhe vá causar tristeza ou dissabor. Se respeito a mim mesmo, evito tudo aquilo que possa me prejudicar, todos os excessos e emoções que possam me comprometer.

Em uma palavra, se respeito, ajo com sabedoria.

Já imaginou como seria o mundo se houvesse respeito mútuo em todas as esferas?

Os políticos não mais se corromperiam, os cidadãos não mais se lesariam, a natureza seria preservada, as instituições se tornariam honestas e eficazes, as guerras motivadas por raça e credo cessariam e o mundo viveria em paz... em poucas palavras, a Maçonaria se estenderia por toda a humanidade.

Os princípios da Maçonaria não são apenas belas palavras para figurar nos livros e nos discursos. São ensinamentos que devem ser aplicados com afinco em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário