Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

OFÍCIO DO EXPERTO E SUBSTITUIÇÃO DOS VIGILANTES

Em 02/07/2019 o Respeitável Irmão Wilson Marcos Pereira, Loja Ponta Porã, 2.303, REAA, GOB-MS, Oriente de Ponta Porã, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita o seguinte esclarecimento:

OFÍCIO DO EXPERTO

Ciente do conhecimento detido pelo Irmão, cuja luz já se fez sobre a ignorância desse Irmão que lhe escreve, me dirijo ao Irmão para esclarecer uma dúvida sobre o trabalho do 1º Experto em Loja do REAA.

No tempo transcorrido desde minha iniciação, ocorrida em 19/03/2011, tenho procurado estudar os cargos que ocupo e as respectivas atribuições. Tendo ocupado anteriormente os cargos de Tesoureiro, Secretário, Chanceler, Mestre de Cerimônias e Orador, desta vez estou como 1º Experto da minha Loja e uma dúvida me ocorreu após ler o livro "Cargos em Loja" - Francisco de Assis Carvalho/9ª Edição, relativamente à substituição dos Vigilantes quando de suas ausências. Em minha Loja o 1º Experto substitui sempre o 2º Vig.'. em suas faltas ou quando ele substitui o 1º Vig∴ nas faltas dele.

Na leitura do livro em questão (página 148) encontrei o seguinte texto:

"O Primeiro Experto substitui o 2º Vig∴ quando ele estiver ausente; do mesmo modo substitui o 1º Vig∴,  no mesmo caso, enquanto o 2º Vig∴  conserva seu Malhete."

Gostaria de obter, mais uma vez, a luz da sapiência do Ir∴ sobre essa dúvida com a qual me deparei.

CONSIDERAÇÕES:

Em que pese toda a sabedoria no meu saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho, apelidado carinhosamente pelo também saudoso José Castellani de Xico Trolha, no tocante a essa substituição houve um equívoco nessa afirmativa descrita no seu livro. Lembro que chegamos a conversar a respeito e o Xico ficou de estudar o assunto e posteriormente fazer uma revisão, o que infelizmente não aconteceu. 

Na ausência precária do 1º Vigilante, seu substituto imediato é o 2º Vigilante que, por sua vez, é substituído pelo 2º Experto.

Na realidade o substituto é sempre o 2º Experto, seja na ausência do 2º Vigilante por ter que preencher o cargo do 1º Vigilante ausente, ou mesmo pela ausência do próprio 2º Vigilante.

Essa tem sido a regra mais conhecida nas eventuais ausências.

A função do 1º Experto é a de trabalhar nas Iniciações, Elevações e Exaltações, tendo como seu auxiliar imediato, se necessário o 2º Experto, sobretudo quando ele assume as funções do Ter∴ ou mesmo do Sacr∴.

Cabe também ao 2º Experto examinar minuciosamente os visitantes desconhecidos, aplicando-lhes o telhamento no átrio se não estiver presente o Cobridor Externo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 23/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário