Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A CORDA DE 81 NÓS

A CORDA DE 81 NÓS
Nicola Aslan
(republicação)

Corda com Nós tem ligação direta com a Orla Dentada, o Pavimento Mosaico, a Cadeia de União e as Romãs, colocadas no topo das colunas B∴ e J∴. Todos eles são símbolos equivalentes que a Corda com Nós sintetiza e complementa. Eis o significado desses símbolos na interpretação do exegeta Plantagenet: “Cada um desses símbolos nos lembra que todos os Maçons, espalhados na superfície do globo, formam, entre eles, uma única família de Irmãos. Conviria, entretanto, ressaltar que essa fraternidade não implica uma necessária identidade entre os inúmeros elos da cadeia. É o que faz o Pavimento Mosaico que – segundo os velhos rituais – tem por significado a união estreita reinante entre os IirMM, ligados entre si pela verdade” (Edouard E. Plantagenet – “Causeries Initiatiques pour le Travail en Loge d’Apprentis”, p. 140).

A A Corda de 81 Nós percorre o friso do Templo da Loja, formando, de distância em distância, nós, chamados “laços de amor”. Fazem-se formando um anel (fêmea) no qual é introduzida a extremidade (macho) da corda. Trata-se de um dos símbolos mais antigos da humanidade.

“Esquematicamente, esse símbolo figura a lemniscata, curva em formato de oito deitado que representa o infinito em matemática; o sentido da corrente volta após uma dupla inversão ao seu sentido primitivo, e a figura central ou laço perfaz uma cruz dupla. Esse nó não foi escolhido arbitrariamente, por certo, entre todas as formas possíveis de nós.” (Jules Boucher – “La Symbolique Maçonnique”, p. 172.)

As extremidades da Corda têm uma borla e alcançam, respectivamente, as duas colunas. Outras vezes, pendem nos quatro pontos extremos da Loja e lembram quatro Virtudes: Temperança, Justiça, Coragem e Prudência. Segundo Leadbeater, as borlas podem, também, representar os quatro elementos: terra, água, ar e fogo.

O mais certo, todavia, seria representar, nos Painéis, somente a “Corda com Nós”, sem a Orla Dentada. Três “laços de amor” no grau de Aprendiz e cinco no grau de Companheiro, relembrando a idade simbólica desses graus.

“Deve-se notar que o laço de amor é um atributo assim definido em heráldica: cordão entrelaçado cujas pontas atravessam o centro, saindo por baixo à destra e à sinistra”. O cordão de seda  preta e branca, com que as viúvas circundam o seu escudo, é feito de laços de amor; da mesma forma, os brasões dos cardeais, dos bispos e dos abades comportam, por baixo de um chapéu, o cordel formado por laços de amor e terminado por borlas.” (Jules Boucher – “La Symbolique Maçonnique”, pp. 172 e 173.)

É de se notar, porém, que o número de borlas é proporcional à dignidade. Esses nós simbólicos figuram, também, no cordel dos franciscanos e dos capuchinhos, relembrando três votos: Castidade, Pobreza e Obediência.

Segundo Octaviano de Menezes Bastos, a Corda com Nós significa União e tem o mesmo significado da Cadeia de União. A Corda com 81 Nós deve ser, evidentemente, um símbolo maçônico relativamente moderno e, portanto, desconhecido nos primórdios da Maçonaria Especulativa.

Deve datar, como tantos outros, da segunda metade do século XVIII e ser originário da França. Em princípios desse século, os Maçons reuniam-se em tavernas ou cervejarias, onde realizavam as sessões maçônicas. Dava-se ao local designado um caráter particular, ainda que passageiro. Qualquer local podia ser transformado em Loja. Terminados os trabalhos, todos os traços da sessão maçônica eram apagados.

“Traçou-se, de início, sobre o solo, com giz, um paralelogramo, dentro do qual todos os assistentes tomavam lugar. Figurou-se, a seguir, no meio desse paralelogramo, um quadrilátero menor, em volta do qual se alinhavam os Irmãos; dentro dele, os instrumentos de arquitetura eram traçados sobre a areia ou desenhados com giz no soalho.

As figuras traçadas dentro do pequeno paralelogramo representavam duas colunas, B\e J\, que se erigiam, outrora, no vestíbulo do Templo de Salomão, o Pavimento Mosaico, a Orla Dentada, o Esquadro, a Régua, o Compasso, o Prumo, a Prancheta, a Estrela Flamejante, etc. Supunha-se que a Loja possuía três janelas: uma no leste, uma no sul e uma no oeste. Era iluminado por três velas colocadas sobre altos candelabros.

O Mestre da Loja estava sentado no Oriente sobre uma poltrona, atrás de uma mesa sobre a qual estavam colocados uma Bíblia e o Malhete, do qual se servia para bater, sobre a mesa, as pancadas regulamentares. Os Irmãos alinhavam-se sobre duas “colunas” ao longo do tapete: os Aprendizes do lado de J\, os Companheiros do lado de B\. Na extremidade das duas fileiras, fazendo face ao Mestre, estavam colocados os dois Vigilantes.” (R. Le Forestier – “L’Occultisme et la Franc-Maçonnerie Ècossaise”; p. 152.)

Esses fatos são confirmados por Leadbeater: 

“Diz-se-nos que, no começo do século dezoito, marcavam-se, no solo, com giz, os símbolos da Ordem, e esse diagrama era circundado por uma corda pesada, ornamentada de borlas; era, por isso, chamada “borla dentada”, posteriormente, corrompida em “borda marchetada”. Os franceses a chamam “la houppe dentelée” e a descreveram como sendo “uma corda com lindos nós que rodeia o quadro de traçar” (C. W. Leadbeater – “A Vida Oculta na Maçonaria” p. 69).

O pequeno paralelogramo, traçado no chão da sala onde se reunia a Loja, foi, posteriormente, substituído por um tapete pintado, sobre o qual eram desenhados os símbolos do Aprendiz e do Companheiro, desenrolado por ocasião das reuniões. Vimos um tapete semelhante na Loja Concórdia et Humanitas, do Rito de Schröeder, da Grande Loja da Guanabara.

O tapete foi, por sua vez, substituído pelo painel das Lojas. Nesse painel, no grau de Aprendiz, existia uma corda com três “laços de amor”, que subiam a cinco no grau de Companheiro, circundando o painel.

Essas cordas com “laços de amor” eram desenhadas primitivamente no pequeno paralelogramo, traçado no chão com giz, e circundavam o painel que continha os símbolos dos graus de Aprendiz e Companheiro: 

“Pode-se, portanto, razoavelmente, pensar que os primeiros Maçons especulativos, tendo substituído o “cordel” operativo por um cordão ornamental, deram, muito naturalmente, a esse cordão nós, figurando, nos brasões, o Painel ou Tapete da Loja, que enfeixa os símbolos essenciais da Maçonaria; pode ser considerado como o Armorial Maçônico” (Jules Boucher – “La Symbolique Maçonnique”, p. 173). 

Fonte: JBNews - Informativo nº 0051 - 23/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário