Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de setembro de 2019

SÃO JOÃO BATISTA OU SÃO JOÃO EVANGELISTA?

Em 01/07/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Mokwa dos Santos, Loja Os Cavaleiros do Grande Templo, 3.875, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão.

SÃO JOÃO. QUAL DELES?

Em nossa Loja temos tido calorosos debates sobre "quem é o São João" patrono da maçonaria. Alguns irmãos referem-se a São João de Jerusalém, outros ao Batista, outros ao Evangelista e outros, ainda, numa conjunção dos três. O Ir.'. poderia dirimir esta dúvida.

CONSIDERAÇÕES:

Já escrevi bastante sobre isso. Outros Joões, que não o Batista e o Evangelista, não fazem parte dessa afinidade para com a Sublime Instituição. 

Autores imaginosos vêm de há muito tentando impor suas ilações, dando nomes a padroeiros que não condizem com a tradição maçônica, inclusive alguns até inventando santos que nem mesmo fazem parte do hagiológio da Igreja. É o caso, por exemplo, do tal São João da Escócia. Outros ainda associam lendas hospitalárias, etc., tudo ao gosto da imaginação e da fantasia.

Verdadeiramente, os únicos padroeiros são aqueles que estão ligados às datas solsticiais, já que esses períodos, concernentes aos ciclos naturais, têm muito a ver com o ofício dos canteiros da Idade Média - nossos ancestrais. Assim, os períodos de verão e inverno no hemisfério norte sempre estiveram intimamente ligados às guildas de pedreiros que, dependendo do tempo e das agruras das estações, tinham mais, ou menos limitados os seus trabalhos.

Por influência da Igreja, protetora das corporações de ofício medievais, os personagens santos ligados aos períodos solsticiais sobreviriam como patronos até a Moderna Maçonaria. Assim, João, o Batista (o que previu a Luz) e João, o Evangelista (o que pregou a Luz) é que são os verdadeiros patronos da Maçonaria.

Quando aos demais, não cabe nenhum comentário. 

Outras informações a respeito podem ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 21/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário