Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

MAÇOM PERTENCER A LOJAS COM RITOS DIFERENTES

Em 19/06/2019 o Respeitável Irmão Antonio Carlos dos Santos Pinheiro, sem mencionar o nome da Loja, Rito, Obediência, Oriente e Estado da Federação, apresenta a seguinte questão:

RITOS DIFERENTES

É possível pertencer a lojas de ritos diversos ao mesmo tempo?

CONSIDERAÇÕES:

Como obreiro regular do quadro de uma Loja ele pode pedir sua filiação em outras Lojas, isto é, pertencer a mais do que uma Loja, desde que ela seja da mesma Obediência. 

Quanto ao Rito que a Loja pratica, o mesmo pode ser diferente do da outra Loja. Obviamente que o obreiro assim se sujeitará a praticar o Rito da Loja que ele buscou filiação quando nela estiver presente. 

Ritos diferentes não impedem filiação, o que impede é o obreiro pertencer regularmente à Obediências diferentes.

É oportuno mencionar que um obreiro que pertença a mais de uma Loja (de uma mesma Obediência) e as mesmas trabalhem em ritos diferentes, que ele então respeite e pratique na Loja o Rito por ela adotado, isto é, sem misturar costumes ritualísticos praticados pela outra. Isto significa não levar costumes de uma para outra Loja. Inclusive observar os paramentos correspondentes aos Ritos por elas praticados.
 
É bom que se saiba que o objetivo da Maçonaria é único – o de aprimorar o homem, todavia os processos doutrinários e as liturgias trazem diferenças na organização e desenvolvimentos dos seus trabalhos. Para se manter fiel à cultura e a tradição, cada rito deve ser seguido conforme dispõe a sua liturgia.

Para concluir, lembro que cabe ao maçom saber respeitar essas diferenças, sem eleger conceitos e sem proferir preferências e muito menos se arvorar a dizer que esse é melhor do que aquele. Ora, eleja o rito da sua preferência, mas respeite a preferência dos os outros, pois tudo é Maçonaria e nela somos todos são Irmãos.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 09/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário