Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

DIFICULDADE EM SE EXPRESSAR

Em 03/07/2019 o Respeitável Irmão Juliano Faria, Loja Liberdade e Amor, REAA, GOB-MG, Oriente de Cássia, Estado de Minas Gerais, pede esclarecimento para o que segue:

DIFICULDADE EM SE EXPRESSAR

Gostaria de saber se pode me ajudar:

1º - tenho muita dificuldade em falar na Loja. Onde posso conseguir ajuda? Existem livros que ajudam nessa parte?

2º - assumi o cargo de 2º vigilante. Sei que minha função é dar instrução aos Aprendizes e cuidar de minha coluna. Agora, existe algum diferencial que posso fazer nas sessões para que se torne mais aproveitável, principalmente para os Aprendizes e Companheiros?

CONSIDERAÇÕES:

Eu penso que se o Irmão tem essa dificuldade, na Loja os demais poderão ajuda-lo incentivando-o no seu ofício e compreendendo as suas dificuldades na desenvoltura do seu cargo. Certamente é obrigação dos que por ali passaram ajuda-lo trazendo suas próprias experiências.

Creio que em outro sentido, se o Irmão ainda achar necessário, deve então procurar ajuda de profissionais que atuem e tratem do comportamento humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

Indicar livros nesse sentido eu não saberia, até porque eu não teria certeza se os conteúdos de fato seriam confiáveis. 

A arte da retórica sobre o seu ofício certamente o Irmão irá adquirir na medida em que a sua experiência aumentar no cargo. Além disso, se for o caso, ainda existem profissionais que se dedicam a ensinar a arte da oratória (arte de falar em público).

Como Segundo Vigilante e instrutor dos Aprendizes, sugiro primeiro que o Irmão domine as instruções do ritual, estudando-as e as compreendendo. Nessa condição é que se deve passar o conhecimento. 

Sugiro também que o Irmão busque bibliografia e se dedique ao estudo. Quanto mais enriquecer os seus conhecimentos melhores serão os resultados obtidos sobre a matéria oferecida ao aprendizado. 

É bom que se diga que as instruções abrangem liturgia maçônica, história e filosofia da Ordem. As instruções do ritual são básicas e ali estão servindo de suporte para uma imensa grade de ensinamento e aprendizado.

De tudo, eu poderia lhe afirmar que conhecer não é apenas decorar o que está escrito, pois nem tudo o que está escrito é o correto. A primeira lição para o instrutor é a de que ele não fique só nas respostas vagas e preparadas. Perscrute a razão e o porquê das coisas. Certamente para tudo haverá uma explicação lógica.

Do conhecimento, o que sabemos é uma gota e o que desconhecemos é um oceano. Assim, se dedique a saber bem aquilo que sabes.

Desejo-lhe boa sorte.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 23/09/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário